Conselheiros substitutos tomam posse no TCE do Rio Grande do Sul

Em Sessão Especial do Tribunal Pleno do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), tomaram posse, no Auditório Romildo Bolzan, Renato Luís Bordin de Azeredo, Daniela Zago Gonçalves da Cunda, Ana Cristina Moraes Warpechowski e Letícia Ayres Ramos, no cargo de Auditor Substituto de Conselheiro.

Em seu discurso, o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, salientou que, com a nomeação dos quatro servidores, estão preenchidas as sete vagas de auditores substitutos de conselheiro, o que representa um reforço ao trabalho desempenhado pela Corte de Contas. “Teremos a ampliação das nossas capacidades na apreciação de processos e nos julgamentos. Mais do que isso, teremos uma colaboração técnica imprescindível, pensamentos inovadores, soluções criativas e, por que não, mudanças paradigmáticas”.
O vice-presidente Algir Lorenzon destacou que o TCE gaúcho é referência no País. “O Tribunal de Contas do Estado é aberto, moderno e temido, mas muito procurado porque orienta”. O coordenador da Auditoria e auditor substituto de conselheiro do Tribunal, Alexandre Mariotti, por sua vez, saudou os novos colegas. “Agora, o quadro de conselheiros substitutos está completo”.
Em nome dos empossados, Renato Bordin de Azeredo agradeceu aos familiares que compreenderam suas ausências nos momentos dos estudos e exaltou que é imprescindível amar o que se faz. “Que nosso entusiasmo e alegria possam se reverter em resultados. Os órgãos de controle devem atuar de forma efetiva no controle público”.
A cerimônia contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Helmann, representando o governo do Estado, da deputada estadual Zila Breitenbach em nome da Assembleia Legislativa, do subprocurador geral de Justiça do RS, Daniel Sperb Rubin, do vice-presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Felipe Difini, do defensor público-geral do Estado, Nilton Arnecke Maria, do procurador do Estado, Eduardo Cunha da Costa, do procurador-geral do município de Porto Alegre, João Batista Link Figueira, e do vereador Guilherme Socias Villela, representando a Câmara Municipal.
Breves currículos
Ana Warpechowski é especialista em Direito de Família e Sucessões, em Direito Processual Civil, em Direito Público e em Direito do Trabalho. Trabalhava como procuradora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Daniela Zago atuava como auditora pública externa do Tribunal de Contas do Estado, sendo especialista em Direito Público, mestre e doutoranda em Direito.
Letícia Ayres Ramos, além da formação em Direito, é graduada em Química, com especialização em Química Ambiental. Também é especializada em Direito Ambiental Nacional e Internacional, atuando, até então, como procuradora do Estado.
Renato Luís Bordin de Azeredo exercia a função de auditor público externo do TCE-RS há 11 anos e é especialista em Direito Civil, em Processo Civil e em Direito Público, mestre e doutorando em Direito.