Contando com o TCE já ensinou a 45 mil alunos o que faz o Tribunal de Contas

contando-com-o-tce-dentroO projeto Contando com o TCE já deu lições de cidadania a 45 mil alunos do ensino médio de 85 escolas da rede pública nas Zonas Oeste, Norte e Sul, Baixada Fluminense e São Gonçalo, desde o seu lançamento, em 2014, numa parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Nesta segunda-feira (28 de novembro), às 15h, no auditório do TCE-RJ, no Centro, será realizada a solenidade de encerramento da 3ª edição do projeto, da qual participaram 20 mil alunos. Contando com o TCEproporciona aos estudantes, por meio de uma cartilha no formato de revista em quadrinhos e com linguagem de fácil compreensão, o conhecimento a respeito da missão do tribunal na preservação do dinheiro público. Participarão da cerimônia o presidente do TCE-RJ, Jonas Lopes de Carvalho Junior, e o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

Contando com o TCE foi idealizado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) do tribunal e desenvolvido em parceria com a Escola de Contas e Gestão (ECG). Por intermédio de convênio firmado com a Seeduc, professores da rede pública são capacitados pela ECG a utilizar a cartilha produzida pela CCS e ensinar aos alunos o papel do TCE-RJ na fiscalização das contas públicas. Os estudantes aprendem também a importância do controle social exercido pelos cidadãos na vigilância do emprego das verbas públicas, sobretudo nas áreas prioritárias da saúde e educação.

Na cerimônia de encerramento da 3ª edição do projeto, serão apresentados os 36 trabalhos finalistas do concurso previsto no convênio firmado entre o TCE-RJ e a Seeduc. Por meio de redações, vídeos, projetos, jograis, esquetes teatrais, poesias, cartazes e maquetes, os alunos expressaram o que aprenderam com o Contando com o TCE. Os dois primeiros colocados serão premiados com tablets, enquanto o terceiro lugar receberá um smartphone. Os professores que atuaram como orientadores dos trabalhos vencedores receberão os mesmos prêmios. Os finalistas classificados do 4º ao 12º lugares receberão diplomas de Menção Honrosa. Todos os alunos e professores orientadores que participaram do concurso ganharão certificados.

Serviço

Dia – 28 de novembro de 2016

Hora – 15h

Local – Auditório do TCE-RJ – Praça da República 54/56, térreo, Centro/RJ

Evento – Encerramento da 3ª edição do projeto Contando com o TCE, parceria entre o TCE-RJ e a Seeduc