Controle externo e corrupção são temas de evento em escola pública

Na tarde desta segunda-feira (10), a Rede de Controle da Gestão Pública realizou a prestação de contas dos seus Grupos de Trabalho – Segurança, Controle Social, Transparência, Educação Pró-Cidadania, Atuação Conjunta e Lei Anticorrupção – no auditório do Colégio Estadual Paula Soares. O evento foi alusivo ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. A presidente da Rede, Procuradora do Estado Adriana Krieger de Mello, fez abertura salientado a importância de discutir o controle da gestão pública.

Em seguida, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) Cezar Miola palestrou a respeito do papel dos órgãos de controle interno e externo, da participação da sociedade e da educação como ferramenta para avanços sociais. “Não basta falarmos em ‘mais recursos’. Precisamos cobrar resultados”, ao explicar que o desafio não está somente nas esferas da administração pública. Conforme Miola, é preciso “aproximar os órgãos de controle da sociedade” através “da transparência e publicização das informações”. O conselheiro ainda destacou a necessidade de criar novas iniciativas que trabalhem em conjunto para avaliar efetivamente as políticas públicas como a Rede.

Estiveram presentes na mesa de abertura Fernanda Ismael, Adjunta de Procurador do Ministério Público de Contas do Estado e vice-presidente da Rede, Carlos Alberto Rambo, Superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) no Rio Grande do Sul, e José Francisco Seabra Mendes Júnior, promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Audiodescrição: a imagem mostra, em primeiro plano, uma mesa com toalha branca. À esquerda, atrás da mesa, percebe-se um púlpito preto onde está o conselheiro Cezar Miola palestrando. À direita do conselheiro, estão sentadas três pessoas. A primeira é Carlos Alberto Rambo, Superintendente da CGU-RS. Ao seu lado está Adriana Krieger de Mello e Fernanda Ismael, presidente e vice-presidente da Rede, respectivamente. Por último, no extremo canto direito, está José Francisco Seabra Mendes Júnior, promotor de Justiça do MP-RS. Percebe-se, ainda, atrás dos integrantes da Rede, cortinas pretas e brancas e uma parede verde com a logo colégio Estadual Paula Soares (fim da descrição).

ASCOM TCE-RS