Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) e do Tribunal de Contas de Angola se reuniram em uma videoconferência
O encontro aconteceu nesta terça-feira, 23 de julho, e faz parte do Termo de Cooperação Técnica firmado entre as duas instituições e teve como objetivo a troca de conhecimentos técnicos e a programação de auditorias conjuntas. Durante a reunião, foram discutidos vários encaminhamentos importantes para fortalecer a cooperação entre os dois Tribunais no campo da fiscalização de obras públicas.
Entre os temas abordados, destacou-se a importância de um intercâmbio de práticas em laboratório, treinamentos e experiências em campo. A reunião visou preparar uma auditoria conjunta, que será realizada no Brasil, onde os técnicos de Angola aprenderão na prática os métodos de fiscalização adotados pelo TCE-TO, especialmente nas áreas de rodovias e pavimentação urbana.
Um dos pontos altos da reunião foi a discussão sobre uma demanda específica do Tribunal de Contas de Angola: a fiscalização de uma rodovia que está sendo construída no país. Essa necessidade será atendida através da cooperação técnica entre os tribunais, que permitirá a aplicação dos conhecimentos e técnicas utilizadas pelo TCE-TO.
A reunião foi conduzida por auditores da Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (CAENG), Thiago Dias de Araújo e Silva e Robson Peixoto. O auditor Thiago Dias sugeriu a adoção de um modelo de parceria entre o Tribunal de Contas e instituições de ensino, semelhante ao que já existe com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Essa abordagem tem sido aplicada com sucesso por outros Tribunais de Contas após conhecerem a experiência do TCE-TO.
Além disso, foi cogitada a formação de um grupo de auditores do TCE-TO para viajar a Angola, a fim de acompanhar um caso concreto e compartilhar sua experiência em forma de treinamento para os técnicos locais. Essa iniciativa visa não apenas a troca de conhecimentos, mas também o fortalecimento das relações institucionais e a melhoria contínua dos processos de fiscalização e auditoria em ambos os países.
Saiba mais sobre como esse trabalho é feito pelo TCE-TO.
Fonte: TCE-TO