Apresentação

O canto coral se constitui como uma relevante manifestação educacional musical e significativa ferramenta de integração social. Os trabalhos com grupos vocais nas mais diversas comunidades, empresas, instituições e centros comunitários pode, por meio de uma prática vocal bem conduzida e orientada, realizar a integração entre os mais diversos profissionais, pertencentes a diversas classes socioeconômicas e culturais, em uma construção de conhecimento de si e da realização da produção vocal em conjunto, culminando no prazer estético e na alegria de cada execução com qualidade e reconhecimento mútuos. Além disso, os conhecimentos adquiridos pelos participantes do coral influenciam na apreciação artística e na motivação pessoal de cada um, independentemente de sua faixa etária ou de seu capital cultural, escolar ou social.

A atividade canto coral tem sido incentivada por diversos Tribunais de Contas do Brasil com o objetivo de melhorar o relacionamento interpessoal e consequentemente o clima organizacional, contribuindo decisivamente para produtividade no trabalho, bem como investir na qualidade de vida de seus servidores e integração com outros Tribunais.

Buscando fortalecer essa atividade sócio cultural iniciou-se então o encontro de corais, conforme se segue:

O I Encontro Nacional dos Corais dos Tribunais de Contas, foi sediado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, presidido pelo Conselheiro Reinaldo Moura, no período de 25 a 27 de novembro de 2010 em Aracaju, em comemoração aos seus 40 anos de existência. O evento contou com a presença e apresentação dos Coros dos TCE de Sergipe, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e Tocantins.

O II Encontro Nacional dos Corais dos TCs teve como anfitrião o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, presidido pelo Conselheiro Edson Ferrari, e realizado na cidade de Goiânia entre os dias 1 a 3 de setembro de 2011, em comemoração ao lançamento do primeiro CD do Coro do TCE-GO. O encontro contou com a presença de 10 coros sendo eles: TCEs de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Sergipe, e também dos Coros dos TCM de São Paulo e Ceará.

O III Encontro Nacional dos Coros dos TCs foi sediado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, presidido pelo Conselheiro Cícero de Souza, que também foi sede do III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas. O evento dos Corais foi realizado em Campo Grande ente os dias 29 de novembro à 1º de dezembro de 2012. Estiveram presentes no evento 11 Coros, dentre eles TCE de Mato Grosso do Sul, Sergipe, Goiás, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Sul, Amazonas e Mato Grosso, além dos TCM de Ceará e São Paulo.

Em 2013, o IV Encontro de Corais de Tribunais de Contas será sediado pelo Tribunal de Contas do Estado de Espírito Santo, presidido pelo Conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo, dos dias 4 a 6 de dezembro como evento complementar ao XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil e I Feira Nacional do Sistema de Controle Externo e a comemoração de 40 anos de criação do Instituto Rui Barbosa, realizados de 3 a 6 de dezembro.

Desejamos, com esse evento, fortalecer e destacar o Canto Coral como elemento de valorização do servidor na busca de qualidade de vida no desempenho de suas atribuições, contribuindo para divulgar sua cultura regional e consolidando o mosaico da cultura brasileira.

Leave a Reply