O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), o treinamento da primeira turma de auditores de nove Tribunais de Contas que atuarão no projeto Educação que Faz a Diferença. A capacitação foi realizada na sede do Insper, em São Paulo.
O projeto pretende mapear as redes de ensino municipais do País com bons resultados no ensino fundamental. Organizada em duas etapas, a iniciativa prevê, num primeiro momento, a identificação das redes locais com bom desempenho e, posteriormente, visitas dos técnicos de controle externo dos Tribunais de Contas com o objetivo de conhecer as estratégias exitosas comuns. A intenção, de acordo com o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, é de que essas boas práticas possam ser replicadas pelas demais redes. A parceria com o Iede, coordenado pelo economista Ernesto Martins Faria, possibilitou o desenvolvimento de critérios padronizados de análise, além do treinamento dos auditores dos Tribunais de Contas para que possam desenvolver o trabalho.
A capacitação foi organizada por técnicos do IEDE, em parceria com as assistentes técnicas do CTE-IRB, Júlia Cordova Klein e Viviane Pereira Grosser. Participaram do treinamento auditores dos Tribunais de Contas dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de São Paulo, além dos Tribunais de Contas dos Municípios de Goiás e de São Paulo (capital). A atividade, que possui 12 horas-aula (4h na modalidade de ensino a distância), foi ministrada pelos pesquisadores do IEDE, Ernesto Martins Faria e Gustavo Rodrigues da Silva. No dia 18 de julho, uma nova turma receberá o treinamento em Brasília, na sede do Instituto Serzedello Corrêa.
Texto: Priscila Oliveira (TCE-RS)