Curso de análise de dados educacionais tem vagas para servidores dos TCs

O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) encaminhou um ofício informando aos Tribunais de Contas (TCs) a disponibilidade para a inscrição de dois servidores de cada órgão de controle no curso “Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública”, promovido pela Escola de Dados da Open Knowledge Brasil. A oportunidade resulta de uma iniciativa conjunta da Atricon e do Instituto Rui Barbosa. A formação que está prevista para ocorrer entre os dias 15 de novembro e 17 de dezembro de 2021, possui dois módulos: um básico e um de especialização-gestão, compreendendo uma aula por semana.

De acordo com os organizadores da iniciativa, apesar da grande quantidade de indicadores, ainda são poucas as pessoas capacitadas para analisar e interpretar estes dados na gestão pública, fazendo com que o letramento em dados (data literacy) seja um importante desafio para a gestão pública. A capacitação pretende ampliar a capacidade de obtenção e análise de dados da administração pública, bem como subsidiar a orientação em relação às políticas educacionais nos níveis municipais e estaduais no Brasil.

Saiba mais:

O ciclo básico do curso terá duração de 3 semanas e apresentará as formas de coleta e de disponibilização de bases de dados educacionais, bem como informações sobre recursos, potencialidades e limites para sua exploração. Cada módulo do ciclo básico terá 2h de videoaulas gravadas, uma aula ao vivo de 1h30 e 1h de atividades (quiz e desafio prático).

As aulas ao vivo ocorrerão uma vez por semana: sempre nas terças-feiras, às 10 horas, e terão 1h30 de duração. Nessa ocasião, os instrutores irão aprofundar conteúdos desenvolvidos em seu módulo de atuação e esclarecer dúvidas. No ciclo de especialização, todas as aulas serão ao vivo e terão 2h de duração. Esse ciclo também é composto por mais 1h de atividades (quiz e desafios práticos).

Texto: Priscila Oliveira