Comportamento adequado no ambiente de trabalho é essencial para o bom funcionamento de qualquer instituição, especialmente no setor público, onde a imagem e a conduta dos servidores refletem diretamente na confiança da sociedade. Foi essa uma das principais mensagens recebidas pelos 20 colaboradores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) após participarem, na manhã desta segunda-feira (2.04), do curso ‘Apresentação Pessoal e Comportamento no Ambiente de Trabalho’, ministrado pela servidora Vanessa Aires.
A capacitação, idealizada pela Secretaria de Administração e Finanças (SECAF) por meio da Gerência Administrativa, contou com o apoio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). Na abertura, o gerente de Administração do TCE/BA, Fernando Del-rey, agradeceu a presença dos colaboradores para aprender sobre um tema importante para o trabalho. “Não estou dizendo que alguém aqui não se comporta adequadamente, mas tem coisas que ajudam até a entender quando a pessoa chega de forma errada, nervosa, sem saber como se comporta. Tudo isso é a nossa apresentação, e sempre podemos melhorar. Espero que vocês aproveitem bastante”, disse Fernando Del-rey.
A primeira parte do curso foi destinada à apresentação pessoal da instrutora. Vanessa contou a sua história como servidora do TCE/BA, que começou em 2017, como estagiária de ensino superior em Direito, e agora segue como uma das representantes do Cerimonial. Ao longo de oito anos, ela ainda passou pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), Gerência de Protocolo Geral (Gepro) e Secretaria do Plenário (Seplen). “No decorrer do tempo, a gente sabe o quanto é difícil. A gente está sempre sendo testado, não só pelos outros, mas principalmente por nós mesmos. No nosso dia a dia, estamos aqui querendo sempre evoluir”, afirmou.
Ao aproximar os participantes da própria vivência, Vanessa fez dinâmicas para que todos pudessem conhecer os seus colegas de instituição. Em seguida, apresentou os principais pontos abordados no curso: comunicação verbal e não verbal, postura profissional, vestuário adequado e etiqueta no ambiente de trabalho. Alguns deles foram baseados no Código de Ética dos Servidores do TCE/BA.
“Cada um desses tópicos é essencial para o ambiente de trabalho, pois contribui para a construção de uma imagem profissional sólida, o que gera mais confiança e credibilidade perante colegas de trabalho, superiores e, especialmente, o público atendido. No setor público, onde as interações com cidadãos e outros órgãos governamentais são constantes, a postura de cada servidor reflete diretamente na qualidade do serviço prestado e na percepção da instituição”, explica Vanessa.
Para a instrutora, a imagem pessoal e o comportamento adequado são fundamentais para criar um ambiente de respeito, profissionalismo e colaboração. “É essencial que os servidores mantenham uma postura ética e cordial, representando a instituição de forma positiva”.
Durante o curso, os participantes trocaram experiências e reflexões sobre como o comportamento e a aparência influenciam a imagem pessoal e a forma como são percebidos pelos outros. “Espero que, ao colocar em prática os conceitos aprendidos, cada um possa melhorar suas interações no ambiente de trabalho e, consequentemente, contribuir para um clima organizacional mais saudável e eficiente”, almejou Vanessa .
APRENDIZADO
A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos colaboradores, que destacaram a importância do curso para o aprimoramento profissional e o fortalecimento do ambiente de trabalho no TCE/BA. Confira os depoimentos:
“Foi muito importante para mim aprender hoje a respeito de como se comportar no atendimento ao público. Às vezes a gente acha que, por ser do dia a dia da recepção atender o público, a gente já sabe como lidar. Mas o curso deu detalhes sobre a forma que a gente enxerga a pessoa com empatia, como podemos ser mais humanos em atender ao público. E por ser automático quando a gente trabalha na recepção, a gente não percebe o quanto ser humano com o público vai dar um retorno melhor, até mesmo para a instituição”.
Isabela Menezes, recepcionista do TCE/BA
“O curso foi de grande proveito, por conta de mostrar o comportamento, de como podemos lidar em situações de conflito com o próximo, e também mostrar sobre o nosso jeito de se portar, de se vestir, e de atender. Porque aqui nós somos a porta de entrada do Tribunal, e isso é de grande valia por sermos a primeira impressão que fica da instituição para a sociedade”.
Luana Carolina Vibrana, administrativo da Gerência de Biblioteca e Documentação (Gebid)
“Vanessa é uma pessoa que tem uma bagagem ampla e muita experiência de vida. Foi um curso riquíssimo e repleto de informações, baseado na melhoria do nosso dia a dia. Me senti lisonjeada em poder participar, principalmente, por terem tido olhos para nós, terceirizados, e ter nos dado essa oportunidade”.
Jarlei Sousa, secretária dos coordenadores de controle externo
Fonte: TCE-BA