“Data Mining” é o tema do segundo módulo da especialização sobre Cidades Inteligentes

Nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/3), será ministrada a segunda disciplina da especialização em “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes”, com o tema “Data Mining” – Mineração de Dados. O assunto visa apresentar os conceitos de dados e Big Data, contextualizados com as características de gestão pública e cidades inteligentes, com aplicações atuais, iniciativas públicas e privadas. O módulo foi ministrado pela Prof.ª Drª Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques e pela Prof.ª Drª Ariane Machado Lima.

Além da temática central, os 89 alunos vão adquirir conhecimentos sobre Learning from Data; Ciclo de preparação e análise de dados; Dados multimídia; Visualização de Informação; Análise supervisionada e não supervisionada; Algoritmos de aprendizado; Machine Learning aplicado a gestão de políticas públicas e cidades inteligentes. Durante as aulas, serão desenvolvidas atividades em grupo para estudo de casos e prática do conteúdo ministrado. A avaliação será baseada na participação durante o curso e atividades em classe e extraclasse.

Esta é a primeira especialização presencial realizada pela instituição fora das dependências da USP. Promovida pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) em parceria com o TCE Ceará, com o apoio do Instituto Plácido Castelo (IPC), a especialização tem aulas presenciais, sempre às quintas e sextas-feiras, a cada 15 dias, no Plenário da Corte de Contas (Edifício 5 de Outubro).

São 21 disciplinas, divididas em quatro módulos, cursados durante 24 meses – Novas Tecnologias para Gestão Pública, Gestão Inteligente das Cidades, Cidadania Inteligente e Metodologia de Pesquisa Científica. No total, a especialização terá 436 horas: 352 horas de aulas presenciais em sala, 60 horas para monografia e 24 horas de seminários.

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4024-data-mining-e-o-tema-do-segundo-modulo-da-especializacao-sobre-cidades-inteligentes