Evento no TCE-GO vai reunir ouvidorias de órgãos públicos estaduais de Goiás

 

Tribunais de contas promovem dia dedicado a ouvidorias

Evento no TCE-GO vai reunir ouvidorias de órgãos públicos estaduais de Goiás e encontros semelhantes serão realizados em todo o país

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Goiás vai realizar, na próxima segunda-feira (16/mar), um encontro com autoridades, ouvidores e outros servidores estaduais para despertar a consciência sobre o papel dessa atividade no fomento do controle social e da transparência pública. Denominado Ouvidoria Day, o evento vai ocorrer simultaneamente em vários estados brasileiros, sob o patrocínio dos tribunais de contas estaduais para celebrar o Dia do Ouvidor.

A ideia surgiu em reunião técnica do Instituto Rui Barbosa (IRB), organização que tem como missão aprimorar as atividades dos tribunais de contas. “Vamos aproveitar uma data comemorativa, o Dia do Ouvidor, para estimular a divulgação das ações das ouvidorias e, assim, fortalecer e fomentar o controle social e a transparência pública”, explica o presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do IRB, Gilberto Jales, conselheiro-corregedor do TCE-RN.

Durante o encontro no TCE-GO, serão apresentados números sobre a atuação das ouvidorias integrantes da Ouvidorias em Rede-Goiás, que abrange órgãos como o Ministério Púbico, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, Poder Executivo e o próprio TCE-GO.

As ouvidorias têm se destacado como um importante elo entre a sociedade e as instituições e como um canal para a solução de conflitos, contribuindo para o aperfeiçoamento da administração pública.

Durante a programação haverá café da manhã com a imprensa e convidados, quando serão apresentados os impactos e os benefícios gerados a partir das manifestações dos cidadãos, como forma de dar retorno da efetividade do trabalho das ouvidorias na solução dos problemas apresentados pela sociedade.

Haverá palestra da conselheira substituta do TCE-GO sobre a importância da participação cidadã e do controle social para o controle externo institucional e roda de conversa entre os ouvidores componentes da Rede de Ouvidorias, para relatos de experiências e boas práticas.

Também deve ocorrer a proposição de assinatura de um protocolo de intenções com a Secretaria Estadual de Educação para promover o controle social de forma didática junto aos estudantes das escolas públicas.

Confira o convite para o Café da Manhã com a imprensa no site do TCE-GO.

Veja a programação

Diretoria de Comunicação Social