Desafios da cobertura vacinal no Brasil encerram debates do 1º Encontro de Saúde e Controle Externo do TCE-MT

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Estratégias visando o aumento da taxa de imunização estadual foram tratadas no último painel do 1º Encontro de Saúde e Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), na tarde desta terça-feira (5). Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, o conselheiro Guilherme Maluf fez um balanço positivo do evento e manifestou o desejo de realizar a segunda etapa do encontro, desta vez com foco nos conselhos municipais de saúde.

O painel 4 do evento tratou sobre os “Novos Desafios da Cobertura Vacinal no Brasil”, assunto classificado por Maluf como de extrema importância diante do atual cenário de imunização nacional. “A vacina é a solução mais barata que existe no combate às doenças, não tem nenhuma política de saúde mais econômica e mais efetiva do que a imunização. É inadmissível que no nosso país, que teve a maior política de vacinação do mundo, tenha um retrocesso. Sei que passamos por uma pandemia, mas precisamos avançar, recobrar essas taxas de cobertura vacinal.”

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Painel de encerramento do Encontro.

Mediador do painel, o promotor de Justiça da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva de Saúde de Cuiabá, Milton Mattos da Silveira Neto, frisou que o Ministério Público Estadual (MPMT) aderiu ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público, com o objetivo de incentivar órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública na retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura de vacinas em todo o Brasil.

“O Tribunal de Contas trouxe um dos temas que, para nós do Ministério Público, é de extrema importância para a sociedade e gestores. Dentro do nosso planejamento em âmbito nacional, quando a gente fala de saúde, o número um hoje é a questão vacinal. Precisamos resgatar a credibilidade na vacina e na ciência e posteriormente facilitar o acesso à vacinação”, destacou o promotor.

Uma das painelistas, a presidente da Sociedade Mato-grossense de Pediatria (Somape), Paula Helena de Almeida Gattass Bumlai, se disse extremamente feliz diante da proposta de discussão ampla e clara sobre a imunização local e nacional. Lembrou que desde o final da pandemia foi detectado a queda contínua da vacinação de forma geral, o que é um problema sério para o setor da saúde. “A iniciativa do TCE é brilhante. A população precisa saber que vacina salva vida e o gestor ter consciência do objetivo desse encontro, que é retomar, em breve, as margens dos 90% da imunização de forma geral.”

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Reunião interna do Comitê Técnico de Saúde do IRB.

O auditor público externo do TCE-MT Denisvaldo Mendes, que também participou do debate, informou que dados obtidos por meio de uma ação do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto à cobertura vacinal em cada município brasileiro, vão subsidiar ações futuras do Tribunal de Mato Grosso. “O TCE quer analisar de fato quais são as causas da baixa cobertura vacinal e o ponto do sistema de informação é um dos mais cruciais deste trabalho, uma vez que, no estado, mais de 60% dos gestores estaduais e municipais responderam que a grande deficiência é no tocante à alimentação do sistema, no cruzamento de informações.”

O painel ainda contou com a participação da médica infectologista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Talita Amorim de Arruda e da auditora pública externa do TCE Rosiane Gomes Soto. 

Ainda na tarde desta terça-feira, foi realizada reunião interna do Comitê Técnico de Saúde do Instituto Rui Barbosa (IRB), parceiro na realização do encontro. 

Balanço positivo

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Conselheiro Guilherme Antonio Maluf.

O 1º Encontro de Saúde e Controle Externo foi classificado pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, conselheiro Guilherme Maluf, como um evento de sucesso. Ao todo, o encontro teve 600 participantes, sendo que 400 compareceram presencialmente no auditório Lenine de Campos Póvoas, da Escola Superior de Contas, e os demais acompanharam de forma online, via canal do Youtube do TCE-MT.

Diante do sucesso, Maluf declarou que deseja realizar a segunda etapa do encontro, que desta vez será direcionada aos conselhos de saúde municipais. “Cada município tem seu conselho de saúde, presididos por pessoas simples, abnegadas, que fazem o controle social das políticas públicas de saúde em seu município.”

O 1° Encontro de Saúde e Controle Externo reuniu mais de 400 gestores de municípios de todo estado, além de representantes de diversos tribunais de contas do Brasil no auditório “Lenine de Campos Póvoas”, da Escola Superior de Contas. Desenvolvida com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), a programação contou com especialistas com atuação local e nacional.

Clique aqui e confira galeria de fotos. 

Confira aqui tudo que aconteceu no 1° Encontro de Saúde e Controle Externo do TCE-MT. 

Fonte: TCE-MT