“Diálogo Público” do TCU chegará ao Recife no próximo dia 30 de agosto

Presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, e a presidente do TCE-PE, conselheira Teresa Duere

No próximo dia 30, o Recife sediará a quinta edição deste ano de 2013 do programa “Diálogo Público” do Tribunal de Contas da União. O evento se realizará no auditório do TCE e contará com a presença do presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, dos ministros José Jorge, José Múcio e Ana Arraes, todos pernambucanos, além da presidente do órgão estadual, conselheira Teresa Duere. A finalidade do programa é melhorar a governança nos três níveis de governo.

O Tribunal de Contas da União, sem abrir mão de suas prerrogativas de analisar e fiscalizar a legalidade dos atos da administração pública, busca atuar de forma mais pedagógica para auxiliar gestores a adotar medidas que evitem, já na origem, irregularidades que se repetem ano após ano, como sobrepreço, superfaturamento, licitação irregular, falta de projetos básico ou executivo que têm resultado em vários tipos de penalidades. É o que faz também o TCE, segundo a presidente Teresa Duere. O objetivo do “Diálogo” é apresentar aos gestores públicos conceitos de governança para o aprimoramento da gestão e tratar de temas como licitações e contratos, convênios, controle interno e controle social.

O “Diálogo Público” já passou por Porto Alegre, Belém e Brasília. As próximas edições serão realizadas em Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Manaus e São Paulo.

Leave a Reply