Digitalização de mais de 9 milhões de páginas de documentos revela avanço tecnológico no TCMPA

A presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), conselheira Mara Lúcia, e o conselheiro corregedor Sérgio Leão estiveram no Arquivo Geral da Corte de Contas, na manhã da última quinta-feira (17), para acompanhar o estágio atual do processo de digitalização dos documentos antigos.
A digitalização garante melhorias nos procedimentos do TCMPA e avanço tecnológico ao ter sido somada ao novo sistema chamado “e-TCM”, conforme destacou o conselheiro corregedor. “O e-TCM gerou para o Tribunal uma oportunidade de revisão em todos os processos que estavam arquivados no Sipwin. E, com a implantação do novo sistema, fizemos uma revisão de todos os processos existentes dentro do Tribunal, em gabinetes, nas controladorias, na Secretaria e demais setores onde tivesse processo físico, e fizemos uma correição extraordinária com a bipagem de todos os documentos”, comentou Leão.
“Nós estamos fazendo uma evolução muito grande na qualidade do armazenamento das informações processuais. É uma mudança tecnológica, comportamental e de como se tratar documentos, que tem repercussões internas e para toda sociedade”, disse o conselheiro corregedor.
Durante a visita dos conselheiros ao Arquivo Geral, foram destacados que são digitalizadas cerca de 1,5 milhão de páginas por mês e que o trabalho de transformar processos físicos em arquivo digital já está na marca 70% todos os documentos da Corte de Contas.
O processo de digitalização de documentos do TCMPA foi iniciada na gestão do conselheiro ouvidor, Daniel Lavareda, à época presidente da Corte de Contas, com o projeto intitulado Gestão Eletrônica de Documentos (GED). “Desde a implantação do GED, o TCMPA já conquistou novas frentes de trabalho que mostram inclusive o pioneirismo da Corte de Contas em gerar maior rapidez, economia e eficácia na produção e uso de documentos, possibilitando que as informações estejam disponíveis e acessíveis para as pessoas com o menor custo possível”, enfatizou Lavareda.
A digitalização iniciou em 2018 e modificações ao longo desses anos mostraram o crescimento do projeto, que ampliou a capacidade de link da internet e destinou uma nova área física para abrigar o Arquivo Geral.

ASCOM TCMPA