Dimensões da gestão escolar

Em 2015 serão eleitos os novos diretores de escolas estaduais do Rio Grande do Sul. As múltiplas tarefas desses dirigentes impõem aos ocupantes da função um perfil profissional que exige qualificação e capacidade de fazer as gestões pedagógica, administrativa e de pessoal. Além disso, é preciso dar atenção ao clima organizacional, ao relacionamento com a comunidade escolar e à resolução de conflitos.

O desempenho dessas atividades requer preparo. Dados do Ministério da Educação indicam que a maior parte dos diretores tem formação em diferentes licenciaturas, mas que, em regra, não aprofundam competências relacionadas às exigências administrativas demandadas a cada dia. E nos cursos preparatórios colocados como requisito para exercer a direção escolar (os quais deveriam ser exigidos antes das investiduras, e não após), normalmente são pouco explorados temas como noções de contabilidade, regras de contratação, licitações, convênios e gestão de recursos. Embora sem o olhar voltado diretamente às questões pedagógicas, não podem ser desprezados, já que garantem melhores condições estruturais ao ensino.

Sabidamente, a melhoria da educação é uma tarefa que não se encerra nos muros da escola. Deve incluir a comunidade escolar – as famílias, sobretudo -, e o poder público. Mas o conhecimento técnico acerca da múltipla dimensão da direção escolar é pressuposto para se encaminhar soluções adequadas aos objetivos maiores da educação: “o desenvolvimento da pessoa sem preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (art. 205 da Constituição da República).

Nesse sentido, ainda neste ano o Tribunal de Contas do Estado deve lançar um curso para capacitar diretores e outros profissionais da educação, com foco, principalmente, em questões administrativas, financeiras e pedagógicas, num ambiente de transparência e em busca da máxima eficiência. A oferta do acesso a informações, além de auxiliar na prevenção de erros, tem potencial para ampliar a participação e o engajamento da comunidade. Afinal, só se controla e se transforma aquilo que se conhece.

* Cezar Miola é conselheiro presidente do TCE-RS.