Diretor Rafael Fonsêca representa a Atricon na posse da conselheira Angélica Guimarães como presidente do TCE-SE

​O conselheiro substituto Rafael Fonsêca, diretor de Relações Jurídico-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), representou a entidade na solenidade de posse da Mesa Diretora responsável pela condução do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) no biênio 2026/2027, realizada na tarde desta quinta-feira (11) no auditório principal do Tribunal. A nova direção passa a ser composta pela conselheira-presidente Angélica Guimarães Marinho, pelo vice-presidente Luiz Augusto Ribeiro e pelo corregedor-geral José Carlos Felizola.

A cerimônia teve a exibição de um vídeo institucional apresentando as ações do biênio 2024/2025, seguida pelo discurso de conclusão da conselheira-presidente Susana Azevedo, que não pôde estar presente devido ao falecimento de um familiar, mas por meio de vídeo expressou gratidão pela parceria de todos e destacou a experiência da nova presidente.

“Tudo isso só foi possível graças à força da união – a união das equipes, das instituições e, sobretudo, do nosso colegiado. A convivência harmônica, o respeito mútuo e a capacidade de dialogar com maturidade foram fundamentais para as decisões que tomamos e para os avanços que alcançamos. A conselheira Angélica Guimarães, que assume hoje a Presidência, reúne qualidades que a distinguem não apenas como gestora pública experiente, mas como liderança sensível, firme, preparada e profundamente comprometida com o serviço público”.

O conselheiro Flávio Conceição também saudou a presidente empossada: “Que a gestão de Vossa Excelência seja profícua, harmoniosa e pautada por decisões firmes, serenas e orientadas por elevados princípios republicanos. Que possa aprofundar os avanços já consolidados e impulsionar novas iniciativas capazes de fortalecer ainda mais o papel deste Tribunal no aprimoramento da governança, da integridade e da responsabilidade fiscal em Sergipe.”

Após a leitura do termo de posse e o juramento solene, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Eduardo Côrtes, ressaltou o trabalho consistente de modernização institucional conduzido pela conselheira Susana Azevedo, como a melhoria da infraestrutura física, a atualização dos fluxos de trabalho e a renovação dos ambientes da Corte. Em seguida, parabenizou a nova presidente:

“À conselheira Maria Angélica Guimarães Marinho, que assume a presidência desta Corte, apresentamos nossas mais calorosas congratulações e nosso integral apoio institucional. Vossa Excelência chega a este momento após uma longa trajetória que simboliza a força, a competência e a resiliência da mulher sergipana na vida pública. […] A ascensão da conselheira Maria Angélica a este cargo de máxima relevância institucional representa, para além de seu mérito pessoal inquestionável, um marco simbólico fundamental: é a reafirmação de que as mulheres não apenas têm lugar, mas são indispensáveis nas mais altas esferas de decisão política e institucional do nosso país.”
39b54a59-e970-4b97-bf55-486461249b9d.jpg

Emocionada, a nova presidente Angélica Guimarães relembrou sua trajetória profissional e pessoal, destacando a importância de todas as pessoas que contribuíram para sua caminhada.

“Hoje é mais um dia especial e que se tornará inesquecível em minha vida. Sinto que a história move o nosso ideal e, quando estamos assentados nos princípios da dignidade e da retidão, o destino coloca diante de nós o cumprimento de obrigações das quais jamais podemos nos esquivar ou omitir”, afirmou.

Angélica reforçou que pretende conduzir a gestão com honestidade e transparência, comprometida em promover os meios necessários para uma atuação eficiente e eficaz do Controle Externo – uma fiscalização focada no interesse público e na correta aplicação dos recursos, contribuindo para elevar a visibilidade e a credibilidade institucional.

A conselheira Angélica Guimarães Marinho é a terceira mulher eleita para presidir a Corte de Contas sergipana e sucede a conselheira Susana Azevedo. O mandato da nova Mesa Diretora terá início oficial em janeiro de 2026.

Sobre a presidente

Médica, ex-deputada estadual por quatro mandatos e primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) — função exercida por dois biênios —, a conselheira Angélica ingressou no TCE/SE em janeiro de 2015. Na Corte, já desempenhou funções de destaque, como a de Corregedora-Geral e a de Ouvidora.​

Fotos: Cleverton Ribeiro e Marcelle Cristinne

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-SE