A diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), representada pelo presidente Edilson Silva e pelos vice-presidentes Executivo, Joaquim de Castro Neto, de Relações Político-Institucionais, Cezar Miola, e de Relações Jurídico-Institucionais, Carlos Neves, participou, na manhã desta quinta-feira (1º), da solenidade de abertura do 1° Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas do Brasil, que acontece no Cais do Sertão, em Recife (PE).
A cerimônia também contou com a presença dos diretores de Desenvolvimento do Controle Externo Soraia Thomaz Dias Victor e de Relações Internacionais Marco Antônio Peixoto. A abertura foi acompanhada por cerca de 500 pessoas entre os que estavam presentes na solenidade e os espectadores da transmissão online feita pela TV TCE-PE.
O Encontro, que vai até esta sexta-feira (2), tem como finalidade fomentar a governança da adoção da Inteligência Artificial nos Tribunais de Contas, apresentar os progressos recentes nessas instituições, além de promover um espaço de integração e discussão técnica.
Em sua fala durante a abertura, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal, comentou sobre os avanços da inteligência artificial e ressaltou onde se pretende chegar. “Só seremos inteligentes de verdade se todos esses avanços resultarem em maior confiança institucional e, o principal, melhorarem a vida dos cidadãos. Na verdade, se alcançarmos este propósito, estaremos dando um passo para além da inteligência, teremos atingido a sabedoria”, afirmou.
O vice-presidente Executivo da Atricon, Joaquim de Castro Neto, foi o responsável pelo lançamento da Rede de Secretários de Tecnologia da Informação (Rede STI), da Rede de Secretários de Controle Externo (Rede Seconex) e da Rede de Secretários de Governança e Gestão Estratégica (Rede SGG) durante a solenidade. Em sua fala, valorizou a realização do evento e comentou sobre a importância de se compartilhar o conhecimento acerca das ferramentas tecnológicas já utilizadas pelos TCs.
>> Saiba mais sobre o laçamento das Redes STI, Seconex e SGG
Durante seu pronunciamento, o presidente da Atricon, Edilson Silva, valorizou a realização do encontro e discorreu sobre o atual cenário da inteligência artificial e em que atividades ela pode ser empregada a fim de auxiliar no controle externo. “A Era da Inteligência Artificial não é apenas uma fase de transição tecnológica, mas um divisor de águas global que redefine a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor”, afirmou.
“Nos Tribunais de Contas, a aplicação da IA não apenas aprimora a eficiência e a efetividade das atividades, mas também eleva a qualidade do trabalho realizado, trazendo benefícios tangíveis e mensuráveis”, ressaltou ao afirmar que a IA desponta como um aliado poderoso em diversas frentes do controle externo, citando exemplos como a análise de editais de licitação, em que a tecnologia detecta indícios de irregularidades, como sobrepreço e direcionamento, e detecção de fraudes em prestações de contas.
Edilson Silva também ponderou que a adoção da IA nos Tribunais de Contas não é isenta de desafios e é preciso garantir a qualidade e a confiabilidade dos dados utilizados, a transparência dos algoritmos e a segurança das informações. “É fundamental investir na capacitação dos servidores para que possam utilizar as ferramentas de IA de forma eficiente e ética. Ao abraçarmos essa tecnologia de forma responsável, podemos construir um futuro onde humanos e máquinas trabalhem juntos para o bem comum, e esse é e será sempre o nosso referencial”, concluiu.
>> Saiba mais sobre o 1° Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos TCs