Diretoria da Atricon participa de abertura do II CNCTC

Representantes da diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) participaram da cerimônia de abertura do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC), que acontece em Vitória (ES). A programação do evento, que teve início nesta quinta-feira (4) e estende ao longo desta sexta-feira, conta com temas como combate à desinformação, uso de inteligência artificial, entre outros.

Na abertura da solenidade, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Corte anfitriã do evento, conselheiro Domingos Taufner, fez uma introdução aos conteúdos que serão debatidos ao longo do congresso e valorizou o jornalismo profissional. “Neste mundo em que as notícias falsas querem dominar, o jornalismo profissional é um dos antídotos para isso. É um baluarte na defesa da democracia e precisamos valorizá-lo”, afirmou.

Em sua fala, o presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, abordou o combate às fake news, relembrando que a sociedade vive um momento delicado do ponto de vista da comunicação, em que as informações, que chegam de forma instantânea, nem sempre refletem a realidade. “O tema central desse nosso congresso não poderia ser mais oportuno: ‘o papel da comunicação pública na defesa da democracia’”, afirmou.

O conselheiro salientou ainda que a prática de desinformação, a deep fake e o mau uso da inteligência artificial tornaram-se uma ameaça que deve ser combatida com veemência e com assertividade por todos os profissionais comprometidos com a comunicação genuinamente ética. “Os Tribunais de Contas têm muito a contribuir, com a adoção de uma comunicação direta e com o uso de linguagem simples, por exemplo, levando  informações acessíveis e fidedignas aos cidadãos”, ressaltou o presidente da Atricon.

Edilson Silva também falou sobre o papel desempenhado pelas equipes de comunicação dos TCs e valorizou o trabalho feito. “Revelar à sociedade a importância do trabalho que é realizado pelas Cortes de Contas, um trabalho de fundamental importância”, concluiu.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação da Atricon e vice-presidente Executivo da entidade, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, também falou durante a cerimônia. Em seu discurso, abordou a importância da comunicação para fortalecer e a sustentar a democracia e ampliar a transparência da administração pública.

Joaquim Alves relembrou ainda que antigamente era comum a ideia de que quanto menos as ações dos Tribunais de Contas fossem publicizadas, melhor seria para o controle externo. O vice-presidente da Atricon valorizou que hoje esta cultura mudou, para o bem da transparência, e a comunicação pública foi potencializada.“É necessário que a sociedade conheça aquilo que é produzido no dia-a-dia nos Tribunais de Contas. Temos que demonstrar a nossa eficiência, eficácia e transparência”, afirmou.

Educação para Recomeçar

Ainda durante a solenidade de abertura, o presidente da Atricon, Edilson Silva, apresentou o vídeo da campanha “Educação para Recomeçar”, desenvolvida pelas entidades do Sistema Tribunais de Contas. O objetivo é arrecadar material escolar para os estudantes atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. 

Após a apresentação, o conselheiro estimulou a adesão dos congressistas à campanha em prol das crianças gaúchas. “Nosso futuro está em jogo no Rio Grande do Sul porque as crianças são o futuro da humanidade. Nós precisamos que estas crianças pelo menos não parem de estudar. Elas precisam do mínimo o essencial. Faço um apelo, em nome destas crianças, com este compromisso de propagar esta campanha Brasil afora”, concluiu Edilson Silva.

> Saiba mais sobre a campanha Educação para Recomeçar
> Assista a íntegra da solenidade de abertura do II CNCTC