Incluída na programação paralela do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, a 4ª reunião da diretoria da Atricon, no exercício de 2019, aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 11. Na saudação de abertura, o presidente Fábio Nogueira manifestou agradecimento aos presidentes das 33 Cortes brasileiras, pelo apoio às ações da entidade, que “tem sido fundamental ao processo de fortalecimento do Sistema”. Uma mensagem foi dirigida ao presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas, Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), para que a transmitisse aos demais.
Ao testemunhar o exemplo de companheirismo de Ivan Bonilha, Fábio Nogueira disse que “estamos experimentando um momento de atípica união, simbolizado na modelo adotado para o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em que as entidade – Atricon, IRB, Abracom e Audicon – se deram as mãos para o êxito do evento, que se anuncia promissor”.
IRB – A presença do Conselheiro Ivan Bonilha, presidente do IRB, nas reuniões de diretoria da Atricon tornou-se rotineira. Ele também falou do ambiente leve e colaboracionista, que reflete a vontade de melhorar o Sistema. Com relação à sede do I CITC, salientou que Foz do Iguaçu é uma terra abençoada, que se identifica com a vontade do paranaense em ampliar fronteiras.
CNPT – O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas é outra participação constante nas reunião da Atricon. O Conselheiro Edilson de Sousa Silva, que preside o CNPTC, saudou aos presentes fazendo referência ao presidente eleito do TCE-RO, Paulo Curi, membro da diretoria da Atricon, cuja gestão, segundo ele, prenuncia grandes êxitos.
Na continuação, Fábio Nogueira registrou que a reunião, em cuja pauta constaram temas como a uma prestação de contas, com uma apresentação da execução orçamentária da entidade, encerra um período em que prepondera a integração dos Tribunais de Contas. Na sequência das discussões tratou-se do avanço das parcerias entre as Cortes, com vistas ao compartilhamento de boas práticas, que têm “sido fecundas e cada vez mais essenciais ao êxito do controle”.
Foi discutida a formatação de convênios, com a participação do IRB, para o compartilhamento de ferramentas. De acordo com o presidente Fábio Nogueira, são inúmeras as experiências exitosas; ele lembrou o I Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo, realizado no TCE-MT, que reuniu 66 trabalhos. A estimativa é de que esse número, atualmente, já alcance 100 boas práticas, que serão apresentadas no próximo laboratório.
Pesar – A diretoria da Atricon aprovou, por proposição do presidente Fábio Nogueira, moção de profundo pesar pelo falecimento de Inaldo Sampaio, que faleceu na madrugada desta segunda-feira (11). O jornalista estava há 27 anos na Diretoria de Comunicação do TCE-PE. Além da assessoria de comunicação da Corte Pernambucana, ele atuava como comentarista de política na Rádio CBN e assinava coluna no Diário de Pernambuco.
Desde 2016, Inaldo lutava contra um câncer e sua morte comoveu a todos os colegas de profissão. Os dirigentes da Atricon se associaram às lamentações, que se propagaram no meio do Sistema Tribunais de Contas, pela morte do jornalista.
ASCOM – ATRICON (Ridismar Moraes), em 11 de novembro de 2019.
Fotos: Kiko Sierich.