Doze corais de 11 Estados emocionam público do IV Encontro de Corais dos Tribunais de Contas

Mais de 300 vozes participam, na noite desta quarta-feira (04), da abertura do IV Encontro de Corais dos Tribunais de Contas. É a primeira vez que o encontro anual está sendo realizado em paralelo ao Congresso dos Tribunais de Contas.
Participam do evento, ao todo, doze corais de onze estados: do TCE de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espirito Santo, Santa Catarina, Sergipe, Distrito Federal, Pernambuco e Goiás. Esta atividade cultural tem sido incentivada por praticamente todas as Cortes de Contas com a finalidade de aprimorar o relacionamento entre os servidores e, em consequência, estimular a produtividade no trabalho.
O coordenador do Encontro de Corais, José Luiz Gobbi, destaca a importância do evento neste sentido. “Isso traz um melhor ambiente, um clima interno melhor, mais produtivo, isso promove integração dos servidores, trabalha a autoestima das pessoas, o senso de pertencimento e a alegria de se apresentar para os seus colegas. Isso faz com que o servidor tenha um maior prazer e uma melhor imagem do órgão no qual ele se insere”, afirmou.
O coralista Carlos Martins, do TCE- ES concorda. “São muitos funcionários, as vezes a gente conhece as pessoas por meio do coral”, contou, ressaltando que quem canta, trabalha mais feliz.
O Coral do TCE-MS foi o primeiro a se apresentar, uma vez que sediou o último encontro, em 2012. Eles interpretaram, entre outras, músicas conhecidas da região sul mato-grossense: “O Trem do Pantanal”, “Amazing Grace” e “Charqueada”.
Anfitrião da noite, o coral capixaba se apresentou em seguida e emocionou o público ao trazer a cultura local para a apresentação. A apresentação, sob a regência do maestro Claudio Modesto, contou com o cancioneiro regional infantil “Sinhá Marreca”, “Ai que saudade d’ocê” e “Congos de Beira Mar”.  Para fechar, apresentaram o folclore que ficou conhecido para o país na voz de Martinho da Vila, “Madalena”.
Na solenidade, houve ainda a entrega de homenagens à maestrina Reny Graeff Sudbrack, do TCE-MS, e à coordenadora do coral do TCE-SE, Leilazilene Lima Borges, o lançamento do DVD do III Encontro Nacional de Corais dos Tribunais, realizado em Mato Grosso do Sul, e oficinas com o maestro do coral do TCE-ES, Claudio Modesto.
O Congresso
Pela primeira vez, o Encontro de Corais é realizado em paralelo a um Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil. Os eventos são uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), partilhada com o Tribunal de Contas do Espírito Santo, como anfitrião, o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).
Serviço:
XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil
Quando: 03 a 06 de dezembro
Local: Centro de Convenções de Vitória

Leave a Reply