Educação será o tema de evento regional da Atricon, no TCE-PR, em outubro

A ex-ministra Cláudia Costin, uma das principais autoridades brasileiras na área da educação, será a principal palestrante do Encontro Regional Sul em comemoração aos 30 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O evento será realizado no dia 6 de outubro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em Curitiba. Com início nesta sexta-feira (26), em Brasília (Região Centro-Oeste), os encontros regionais serão realizados também em São Paulo (Sudeste), em 1º de setembro; Maceió (Nordeste), em 9 de setembro; e Manaus (Norte), em 14 de setembro).

Educação será o tema do evento de Curitiba. O anúncio da palestra de Cláudia Costin foi feito pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, às 14 horas desta quarta-feira (24 de agosto), na abertura da sessão ordinária nº 23/22 do Tribunal Pleno. Professora universitária e pesquisadora na área da educação, Costin foi ministra da Administração e Reforma do Estado de 1995 a 1998, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Também foi secretária de Cultura do Estado de São Paulo (de 2003 a 2005) e secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro (de 2009 a 2014). Atuou ainda no Banco Mundial e lecionou na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Jovem no Controle

Outro palestrante do evento da Atricon em Curitiba será o secretário estadual de Educação do Paraná, Renato Féder. Ao lado de representantes da Escola de Gestão Pública do TCE-PR, Féder relatará a evolução da parceria entre as duas instituições para a implantação do Projeto Jovem no Controle, que levará conteúdo pedagógico sobre cidadania e controle social a aproximadamente 1 milhão de alunos da rede estadual. Atualmente, a EGP está repassando o conteúdo a coordenadores da Seed-PR. Sua utilização em sala de aula deverá ocorrer a partir do ano letivo de 2023.

“Hoje nossa instituição participa do debate dos grandes temas nacionais, sem esquecer de atuar na busca do aprimoramento das ações de controle externo do gasto público”, afirmou Camargo. Ele declarou que o conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) realiza uma excelente gestão à frente da Atricon, ao lembrar que, na última semana, o TCE-PR recebeu equipe da entidade encarregada da avaliação dos indicadores do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).

ENCONTROS REGIONAIS DA ATRICON

26 de agosto – Centro-Oeste (Brasília – TC-DF)
1º de setembro – Sudeste (São Paulo – TCE-SP
9 de setembro – Nordeste (Maceió – TCE-AL)
14 de setembro – Norte (Manaus – TCE-AM)
6 de outubro Sul – (Curitiba -TCE-PR)

Fonte: TCE-PR