O vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, e o diretor de Relações Internacionais da entidade Marco Peixoto participaram de seminário alusivo aos 23 anos do Tribunal de Contas de Angola, em Luanda. O evento contou com a presença de convidados de diversos países.
Em palestra realizada nesta quinta-feira (11), Peixoto falou sobre o controle externo na América do Sul e disse que os órgãos de controle estão promovendo esforços na busca da qualificação da administração pública. Na fala que foi mediada por Cezar Miola, o diretor da Atricon reforçou o caráter de orientação dos Tribunais de Contas.
Os representantes da Atricon colocaram a entidade à disposição do Tribunal de Contas de Angola para relações de colaboração. Na ocasião, o vice-presidente de Relações Político-Institucionais também levou a saudação do presidente da Atricon, Edilson Silva, pelos 23 anos de história da Corte angolana.
Nesta sexta-feira, a delegação brasileira prestou uma homenagem em nome da Atricon ao TC de Angola e ao seu presidente, Sebastião Gunza. Além do vice-presidente Cezar Miola, participaram do ato os diretores de Relações Internacionais Marco Peixoto e Marcus Presídio, a diretora de Desenvolvimento do Controle Externo Lilian Martins, o integrante do Conselho Fiscal da entidade Plínio Carneiro da Silva Filho (TCM-BA), o ministro Benjamin Zymler e o conselheiro Inaldo Araújo, vice-presidente de auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB). Na oportuniade também foi feito o convite para o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que acontecerá de 12 a 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).
Fonte: TCE-RS com alterações