Em transmissão ao vivo, conselheiro do TCMSP Mauricio Faria fala sobre estratégias dos países frente à pandemia

Os países do mundo vivem momentos diferentes de contágio da Covid-19. Enquanto a China, epicentro da pandemia, ensaia a reabertura do comércio após cinco meses do primeiro caso confirmado, o Brasil ainda caminha para o pico de transmissão da doença. Para falar das ações de enfrentamento do vírus nos países que sofreram inicialmente com a contaminação e de que maneira o Brasil pode se utilizar dessas experiências para sua resposta à pandemia, o conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) Mauricio Faria faz uma transmissão ao vivo, dia 18 de maio, às 15h, pelas redes sociais da Escola de Gestão do TCMSP.

“A defasagem temporal da pandemia, mais adiantada em países da Ásia, Europa e América do Norte, permite observar as experiências realizadas e compará-las com o que estamos enfrentando aqui no Brasil. Principalmente com relação ao sistema de saúde pré-existente e às vivências anteriores desses países com surtos de coronavírus mortais como o da Sars (síndrome respiratória aguda grave), que matou milhares de pessoas em 2002, e o do Mers-COV , outra síndrome respiratória que ressurgiu em 2012 no Oriente Médio. Essa riqueza de informações não deve ser desperdiçada”, explica o conselheiro.

Mauricio Faria vai destacar as medidas tomadas pelos países inicialmente atingidos pela pandemia, como transparência de dados, adoção de distanciamento social, diversidade nas estratégias de testagem e experimentos com novos medicamentos e relacioná-las com os resultados obtidos no combate à Covid-19. As experiências estrangeiras podem trazer luz à realidade brasileira, já que o país tem hoje a maior taxa de transmissão do vírus no mundo, de acordo com levantamento do Imperial College de Londres, centro de referência em estudos nas áreas de engenharia, tecnologia e medicina.

O conselheiro também irá apresentar a experiência positiva do TCMSP na criação e divulgação do Boletim Informativo Coronavírus. As edições acompanham as notícias sobre a pandemia publicadas nos principais veículos de comunicação internacionais. Informações vindas da China, Itália, Estados Unidos, Espanha, Japão, Inglaterra e Coreia do Sul têm destaque diário.

A apresentação da transmissão ao vivo ficará a cargo do chefe de gabinete da Escola de Gestão e Contas do TCMSP, Marcos Barreto, que também fará a mediação das perguntas enviadas ao conselheiro Mauricio Faria.

Serviço:

“Estratégias dos países no combate à Covid-19” – Conselheiro do TCMSP Mauricio Faria.
Dia 18/05 (segunda-feira), às 15h.
Transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook da Escola de Gestão e Contas do TCMSP.