Encontro do TCDF reuniu especialistas de vários estados para debater projetos e ações sobre mobilidade urbana 

Encerrou ontem, 1º de agosto, o Encontro Nacional de Controle Externo em Mobilidade Urbana. Foram quatro dias de palestras, painéis e muitas discussões sobre transporte público e mobilidade urbana. O evento, realizado pela primeira vez no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), foi organizado pela Escola de Contas (Escon) com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB). 

Com debates conduzidos por conselheiros e auditores das Cortes de Contas, gestores governamentais, especialistas e sociedade civil, os debates de segunda, terça e quarta-feira foram abertos ao público externo e transmitidos pelo canal do TCDF no YouTube. Na quarta-feira à tarde e na quinta-feira, Tribunais de Contas e Controladorias participaram de uma programação especial para discussão sobre fiscalizações sobre de mobilidade urbana. 

No primeiro painel, a gestora de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do DF Cristina Freyer trouxe um panorama sobre mobilidade na capital federal com a palestra “Capacidade de implementação de políticas públicas de transporte”. 

O auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do estado do Piauí (TCE-PI) Matheus Guimarães falou sobre a “Avaliação do sistema de transporte público coletivo urbano de Teresina”.  

A estratégia plurianual de controle do TCE-RJ na política pública de mobilidade urbana e urbanismo” foi tema do painel conduzido por Raísa Simão e Thelmo da Silva, auditores do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). 

Em seguida, foi a vez da auditora do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) Amanda Buba falar sobre a “Experiência do TCE-PR em auditorias operacionais em mobilidade urbana”. 

O auditor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) Fernando Duca falou sobre a necessidade de um preço acessível ao transporte público urbano no painel “Regulação econômica e modicidade tarifária no transporte público urbano”. 

O último dia do evento começou com debates sobre questões ambientais e redução no tempo de deslocamento em corredores de ônibus exclusivos. O “Acompanhamento das metas e ações, previstas para 2022, relacionadas ao transporte público por ônibus focadas na melhoria da mobilidade urbana e redução da poluição do ar” foi o tema do painel apresentado pela inspetora-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), Marta Silva, e pelo Assessor da inspetoria-geral de Controle Externo do TCM-RJ, Sebastian Paternostro.  

Com o tema “Avaliação de maturidade de projetos pelo TCU (iPMP) no metrô de Fortaleza” o auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) Marcelo Ribeiro apresentou a avaliação de projetos na área pelo TCU.  

No encerramento do Encontro Nacional de Controle Externo em Mobilidade Urbana, o Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) Túlio Martins focou em questões sobre micromobilidade, como o deslocamento por bicicletas, skates, patinetes, dentre outros.  

Fonte: TCDF