Equipe de TI da Sefaz visita Datacenter do TCE-AM

Servidores de tecnologia da informação da Secretaria do Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz) visitaram nesta segunda-feira (02) a estrutura do Datacenter do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para conhecer a infraestrutura de processamento e armazenamento de dados da Corte de Contas.

Participaram da visita técnica, o gerente de Tecnologia da Sefaz, Mateus Ribeiro Mota, profissionais de TI, administradores e engenheiros da Secretaria.

Eles foram recebidos pelo Secretário de Tecnologia da Informação (Setin) do TCE-AM, Allan Bezerra, um dos responsáveis pela elaboração do projeto e reestruturação. Segundo ele, a visita foi proveitosa, pois ajuda na troca de experiência e no bom funcionamento do Estado.

“Inauguramos o Datacenter no ano passado como uma da partes do projeto de reestruturação da área de tecnologia do TCE e temos recebido servidores de outros órgãos que têm também essa missão de prover solução de tecnologia para o bom funcionamento do Estado”, explicou o secretário de Tecnologia de Informação do TCE-AM, Allan Bezerra, um dos responsáveis pela elaboração do projeto de reestruturação tecnológica da Corte de Contas.

Segundo o gerente de tecnologia da Sefaz, Mateus Ribeiro Mota, a estrutura do TCE-AM servirá como modelo para a reestruturação da infraestrutura que está sendo elaborada pela Secretaria.

“Ficamos sabendo da nova infraestrutura do TCE que implantou um novo Datacenter com climatização e equipamentos de última tecnologia. Viemos conhecer para tentar talvez replicar na Sefaz, usando a experiência técnica do Tribunal de Contas para nos ajudar na reestruturação da nossa infraestrutura”, afirmou o gerente de Tecnologia da Secretaria, Mateus Ribeiro.

Datacenter – Inaugurado no ano passado, na gestão da conselheira Yara Lins dos Santos, o Datacenter do TCE-AM já recebeu diversas visitas de servidores dos órgãos do Estado e do município de Manaus. Considerado um dos mais modernos do norte do País, a estrutura é toda monitorada por câmeras, tem entrada controlada por acesso com biometria, sistema contra incêndios, nobreak e gerador próprios.

Segundo Allan Bezerra, as visitas realizadas ao Datacenter têm sido um reconhecimento ao trabalho realizado de reestruturação para melhorar a execução dos trabalhos feitos pela Corte de Contas.

“Receber os colegas da área de TI que são conhecedores do assunto e ver os feedbacks deles de que estamos com uma infraestrutura boa atualmente é um sinal e um recibo de que fizemos um bom trabalho. Ficamos muito feliz de poder estar compartilhando esse conhecimento, mesmo porque quando fomos fazer o nosso projeto, fomos até eles também absorver conhecimento. É um ciclo de troca de experiência onde todos os órgãos ganham e a sociedade também ganha”, explicou o secretário de Tecnologia de Informação do TCE-AM, Allan Bezerra, ao relembrar que o atual presidente, conselheiro Mario de Mello, é um incentivador da troca de experiências entre os órgãos públicos.

Texto: Dionisson Garcia