Equipe de transição de governo federal acolhe contribuições da Atricon na área da educação

A equipe de transição da Presidência da República acolheu as contribuições da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil sobre temas ligados à Educação para o próximo ano. Os trabalhos apresentados pela Atricon devem ser incluídos no relatório que será enviado ao futuro ministro ou ministra da Educação.

Entre os assuntos destacados, estão o enfrentamento à evasão escolar, o monitoramento da educação infantil e a fiscalização do cumprimento do Plano Nacional de Educação. Entre os desafios para 2023, estão as consequências da pandemia de coronavírus para a educação, que levou à perda do vínculo escolar de pelo menos 2 milhões de estudantes, além de problemas de infraestrutura. Em 2021, por exemplo, alunos de pelo menos 8 mil escolas não tinham acesso à água potável no Brasil.

A Atricon teve a oportunidade de apresentar suas contribuições para a Educação em uma reunião virtual coordenada pelo ex-ministro da Educação Henrique Paim e pelo ex-secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa. Estiveram presentes instituições ligadas ao ensino, como a organização Todos pela Educação, o Instituto Articule e o Gaepe Brasil, além de membros de Tribunais de Contas,  do Instituto Rui Barbosa, consultores educacionais, deputados federais e estaduais.

No boletim que foi ao ar na programação da Rádio Justiça, o presidente da Atricon, Cezar Miola, destaca as principais considerações da instituição.