Ao final do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (II CNCTC), foram apresentados os resultados do projeto Comunica, que englobou a participação de duzentos profissionais de comunicação de 29 órgãos de controle. Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e executado pela FSB Comunicação, o projeto, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), visa fortalecer as assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas.
Durante o encerramento do evento, o presidente da Atricon, Edilson Silva, ressaltou o compromisso da entidade em estimular que os órgãos de controle promovam a comunicação como uma política pública. “A Atricon tem revelado o interesse e comprometimento em fortalecer a comunicação dos órgãos. Uma sociedade bem-informada é essencial para o exercício pleno da cidadania e a robustez democrática, baseada em transparência e participação cidadã”, afirmou.
Ao concluir sua participação na apresentação, Edilson Silva reforçou a possibilidade de criação de novos projetos voltados para a comunicação do controle externo. “Vamos atrás do Comunica 2, do Comunica 3 e vamos mudar a realidade da comunicação dos TCs do Brasil”.
Para o vice-presidente da Atricon e coordenador do projeto, Cezar Miola, a iniciativa buscou o oferecer treinamentos para que os profissionais de comunicação, que atuam como uma ponte entre os órgãos de controle e a população, possam ter mais subsídios para elevar o grau de conhecimento do cidadão a respeito do Estado e do funcionamento das instituições públicas. “Por meio deste projeto, demos início a um movimento que resultará em um legado de comunicação para o Sistema de Controle Externo”.
A coordenadora-executiva do Comunica, Priscila Oliveira, ressaltou que o desafio dessa verdadeira jornada foi ofertar conhecimento e treinamento em comunicação para auxiliar os Tribunais de Contas em suas atividades, cada um com sua particularidade, equipe e estrutura.
O foco da comunicação pública, destacou a estrategista digital da FSB, Daniela Pereira, deve ser sempre o de aproximar as instituições e os cidadãos. “Ao facilitar o diálogo, ela permite que as demandas da população sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas públicas, por exemplo. Esse canal bidirecional é essencial para a construção de uma governança participativa, onde os cidadãos não são apenas receptores passivos de informações, mas também agentes ativos na construção da esfera pública”, refletiu.
O incentivo a práticas que favoreçam a transparência, a prestação de contas, o amplo acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação da sociedade nas decisões por meio de ações de comunicação foi defendido pela também estrategista digital da FSB Comunicação, Dominique Thomaz. “Buscamos utilizar técnicas que promovam a comunicação pública como instrumento de transformação, de educação e de desenvolvimento social”, explicou.
Iniciado em janeiro de 2024, o projeto Comunica passou por três fases: diagnóstico das assessorias de comunicação, treinamentos especializados e implementação de estratégias de comunicação. As capacitações abordaram os temas “Força das Comunidades”, “Linguagem Simples”, “LinkedIn: Modo de Usar”, “Governança Ambiental, Social e Corporativa” e “Gerenciamento de Crises”.