A equipe que vai representar o Brasil no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas participou de seu primeiro treinamento presencial. Uma lei publicada em janeiro deste ano autorizou o presidente do Tribunal de Contas da União a se tornar membro do Conselho e permitiu que auditores atuem no exterior.
A iniciativa visa fortalecer a atuação internacional dos profissionais brasileiros e promover a eficiência de projetos da ONU, ocupando uma vaga no Conselho de Auditores que anteriormente pertencia ao Chile.
Auditores chilenos compartilharam experiências e conhecimento durante o treinamento. Eles explicaram o funcionamento do conselho, das entidades auditadas pelo país e aspectos operacionais para a execução das atividades.
O mandato do Chile no Conselho de Auditores termina em junho, e a partir de julho, o Brasil será responsável pela auditoria de órgãos e missões de paz da ONU, incluindo o Unicef, o Fundo Comum de Pensões das Nações Unidas, a ONU Mulheres e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.
O treinamento visa preparar a equipe brasileira para assumir essa responsabilidade e manter o padrão de excelência estabelecido pelos auditores chilenos. Outras atividades preparatórias devem acontecer até o mês de abril.