Escola de Contas tem recorde de capacitações

Por mais um ano, a Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) superou as próprias marcas registrando o maior número de capacitações de sua história, em 2018. Até novembro, 37.108 pessoas realizaram cursos e/ou estiveram em eventos organizados pela ECP. O coordenador da Escola, Fabio Vargas, destaca a importância da Educação a Distância (EAD) para o elevado número de participações. A modalidade levou conhecimento a 35.211 pessoas no período. Os cursos oferecidos pela Escola de Contas são gratuitos, dependendo apenas de inscrição.

Dentre os cursos ofertados em EAD estão contabilidade básica, contratação de obras e serviços de engenharia, aperfeiçoamento em fiscalização do Fundeb, finanças públicas, Lei de Responsabilidade Fiscal, português e excel. Os mais novos cursos nessa modalidade são administração de conflitos, administração do tempo, contratação direta – dispensa e inexigibilidade de licitação, controle social e o Tribunal de Contas, recomendações básicas para contratação e fiscalização de obras e serviços de engenharia e licitações e contratos administrativos na Lei das Estatais.

O TCE-ES disponibiliza cursos em educação a distância desde 2015. De lá para cá, a Corte tornou-se referência nacional na modalidade. Por meio de acordos de cooperação, cede seus cursos para diversos Tribunais de Contas, além de outros órgãos, como Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Ministério Público Estadual (MPES), Assembleia Legislativa (Ales), Advocacia-geral da União (AGU), Sebrae e Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES).