Estudos do CTE-IRB são citados pelo O Globo, Folha de São Paulo e Agência Brasil

O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e os Tribunais de Contas brasileiros lançaram no mês de junho dois projetos de abrangência nacional na área da educação. A pesquisa “A Educação Não Pode Esperar”, apresentada no dia 19 de junho,  compilou ações de redes públicas de ensino durante a pandemia de covid-19 em áreas como práticas pedagógicas, suporte e formação de professores, orientação às famílias, distribuição de alimentos aos estudantes e estratégias para combater o abandono escolar e as defasagens de aprendizagem. O levantamento mapeou as ações de 249 Secretarias de Educação (232 municipais e 17 estaduais) de 23 Estados de todas as regiões do País.

Já o estudo “Educação que Faz a Diferença”, apresentado no dia 25 de junho, mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental e identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas. A fim de compreender em profundidade as práticas e estratégias utilizadas pelas redes de destaque, técnicos dos 28 Tribunais de Contas participantes do projeto visitaram uma amostra de 116 escolas de 69 redes de ensino, em todos os Estados. É importante ressaltar que a pesquisa foi realizada ao longo de 2019 e, portanto, não leva em consideração as ações adotadas pelas redes de ensino durante a pandemia. As iniciativas têm o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

O relatório (acesse aqui) apresenta uma amostra dos conteúdos produzidos para dar visibilidade às ações e, também, das inserções nos veículos de comunicação (jornais, rádios, sites e TVs) e em redes sociais. Os projetos receberam espaços qualificados nos principais jornais do Brasil, como citações na Folha de São Paulo, no O Globo e no O Estado de São Paulo, além de ser tema de editorial do jornal Zero Hora, do Grupo RBS, que, apesar de pertencer a mídia local do Rio Grande do Sul, ocupa o 5º lugar no ranking dos veículos impressos mais lidos do país.

Texto: Priscila Oliveira