Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias

SOBRE

A Amazônia passa por diversas transformações que exigem o estabelecimento de um novo paradigma produtivo que, ao mesmo tempo, alavanque e dinamize a economia local e garanta a conservação da biodiversidade, o fim do desmatamento e a redução das desigualdades.

Avançar globalmente para uma economia de baixo carbono que diminua a pressão sobre o clima significa passar por uma transição energética que exigirá uma expansão da exploração de minérios estratégicos.

Para avançar e fortalecer as soluções que conciliem o desenvolvimento econômico, a redução das desigualdades e a conservação das florestas e da sociobiodiversidade, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), academia e diferentes setores da economia estarão reunidos entre o dia 30 de agosto e 1 de setembro de 2023, em Belém (PA), para a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias.

O evento trará apresentações, debates e exposições de negócios, com a participação de autoridades, especialistas, investidores, organizações e lideranças que têm atuado com o tema na Amazônia.

 

POR QUE ESSE EVENTO?

O futuro do mundo está ligado ao futuro da Amazônia.

Conservar a biodiversidade e combater o desmatamento depende diretamente de alternativas econômicas para as pessoas que vivem na Amazônia, para sua subsistência e desenvolvimento.

Em sua diversidade, as novas economias (bioeconomia, mercado de carbono e economias circular, solidária, regenerativa e da sociobiodiversidade etc.) representam o caminho para um futuro sustentável da Amazônia, conjugando conservação, desmatamento líquido zero, desenvolvimento e bem-estar social.

 

OBJETIVOS

    • Apoiar um debate qualificado sobre as novas economias na Amazônia, de forma ampla e irrestrita.
    • Apresentar e debater sobre as possíveis contribuições das indústrias no campo das novas economias.
    • Criar uma rede de articulação e apoio às novas economias na Amazônia, com um novo espaço de interação entre setores e participação de lideranças locais.
    • Contribuir com a elaboração de uma agenda de curto, médio e longo prazo, com vista a promover a integração de ações entre setor público, o setor privado, sociedade civil e comunidades.
    • Fortalecer a aliança Pan-Amazônica no tema.

 

FICHA TÉCNICA

Data:
30 de agosto – das 17h às 21h30
31 de agosto – das 9h às 18h
1º de setembro – das 9h às 11h

Local: Belém (PA)

Público: especialistas, profissionais de setores vinculados às novas economias, gestores públicos, executivos de empresas, profissionais da sustentabilidade e de ESG, gestores e profissionais de organizações da sociedade civil, comunidades de povos ancestrais e originários, negócios de impacto, cooperativas e associações, academia, imprensa nacional e internacional, público em geral.