Fazendo Escola
Valdecir Pascoal
Voltar à direção da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães, do TCE-PE, doze anos depois, evoca reflexões sobre o destino. Quis o senhor dos tempos que isso ocorresse no cenário dessa trágica crise mundial. A volta, contudo, nunca é plena, pois, além das mudanças pessoais e institucionais, como bem ilustra o rio mutante de Heráclito, esse momento de pandemia impõe-nos um olhar singular do porvir e sobre tudo o que nos rodeia. Sob os impactos desses tempos, de cuja vertente “oportunidade” aflora a criatividade no seu estado mais puro, assistimos à evolução de modelos de trabalho com uso intensivo de tecnologia, vinculados a novos conceitos de interatividade e compartilhamento de informações.
Que papel cabe à instituição de ensino de um órgão de controle nesta hora? Em primeiro lugar, fomentar e apoiar processos de inovação e colaborar com a produção e a distribuição de conhecimentos voltados ao aprimoramento dos controles (institucional e social) e da gestão pública. Nesse campo, a Escola promoveu e apoiou, por meio de “laives”, discussões sobre os impactos da pandemia na atuação dos Tribunais de Contas, no controle social e os desafios da gestão, em áreas como saúde, educação, inovação, economia, saneamento e responsabilidade fiscal (TV Escola: https://bit.ly/3griTIu).
As capacitações de servidores do TCE e de gestores foram mantidas, tanto quanto possível, no modelo a distância, devido ao distanciamento social. Ferramentas como o Google for Education estão aprimorando o uso do formato telepresencial. Em breve, será inaugurado o “Portal do Conhecimento”, um instigante ambiente virtual voltado ao público interno do TCE. Essa iniciativa conjunta contribuirá para o desenvolvimento profissional dos servidores, mediante o uso de trilhas de aprendizagens ligadas às competências requeridas nas múltiplas áreas de atuação do órgão. Igualmente alinhados com as estratégias do TCE, serão lançados cursos de pós-graduação em Políticas Públicas e em Ciência de Dados, em parceria com renomadas universidades.
Tudo isso não poderia ocorrer sem o aprimoramento do modelo pedagógico e da qualificação do seu quadro docente, gerencial e técnico. A propósito, a aprovação do “Projeto Político-Pedagógico” da Escola é concretização de um antigo sonho, que propiciará um salto de qualidade da governança e dos processos de ensino e aprendizagem.
A Escola do TCE-PE faz 22 anos neste 26 de agosto. Tempo de agradecer aos precursores, colaboradores e de continuar fazendo escola a bem do cidadão.
Valdecir Pascoal – Conselheiro Diretor da Escola do TCE