O que significa ser um artista no século XXI com tecnologia? Com essa questão, o reconhecido artista global de arte digital e experiências imersivas, Ferdi Alici, apresentou parte de suas obras durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC) e compartilhou detalhes de seu processo criativo com a ajuda da inteligência artificial.
“Tenho uma paixão pela exploração da arte e da tecnologia, sobre como a arte pode romper fronteiras, e essa curiosidade me levou à IA e aos dados. Temos possibilidades infinitas de colaboração entre artistas e cientistas para criar múltiplos níveis de universos que não se podem experimentar a olho nu”, afirmou, mencionando que tem trabalhos realizados com designers estrangeiros em mais de 75 países ao longo de 15 anos.
Para Alici, o processo de utilização da IA na arte busca entender o que significa ser um artista com tecnologia. “Os algoritmos são as tintas e os dados, os pincéis. O pensamento é o mesmo dos pintores de muitos anos atrás, apenas as ferramentas são diferentes.” Exemplos de várias experiências em cidades ao redor do mundo ilustraram a ideia de Ferdi de conectar o processo criativo do artista com o mundo dos dados de IA.
Em Milão, por exemplo, mais de 22 mil pinturas da cidade foram coletadas, incluindo dados sobre arquitetura, e se transformaram em um portal de exibição na capital italiana. “A IA não é só uma ferramenta, é mais uma amiga.” Em parceria com uma construtora na China e mais de 40 anos de problemas transformados em dados, foi criada uma instalação arquitetônica permanente para lembrar a população, diariamente, sobre a importância das mudanças climáticas.
Outro exemplo dado pelo artista foi o de Dubai, onde os dados foram usados em uma estrutura de IA no Burj Khalifa, transformando o prédio mais alto do mundo em uma experiência imersiva, que entrou para o Guinness World Records. “Não estamos falando só de tecnologia; as ideias vêm primeiro, e depois vemos como fazer essa ideia existir com a tecnologia existente.”
Os dados coletados para a arte de Ferdi vêm de 20 satélites diferentes da NASA, com informações sobre oceanos, cenários ambientais e emissões de carbono, em tempo real. “Criamos uma linha de criação e, nessa nossa jornada, esses dados ganham vida na superfície do museu ou da instalação.”
Dados da mitologia grega foram coletados para a instalação na superfície da cidade de Petra, na Jordânia, e, no Egito, Ferdi elaborou o primeiro banco de dados arqueológicos do mundo em um museu interativo. “Essa é a minha contribuição para a humanidade. A arte pode ser útil para a comunidade científica. É incrível a experiência de unir o cérebro da máquina com o cérebro humano para construir uma pintura cognitiva em tempo real com a IA.”
Ferdi também compartilhou o processo de criação de um projeto pelo qual tem um carinho especial: “The Human Cell Atlas”. Este projeto é a primeira obra de arte de IA a ser levada pelo foguete SpaceX Falcon 9, do Kennedy Space Center da NASA, para marcar o primeiro pouso de uma espaçonave americana na superfície da Lua desde a missão Apollo 17, em 1972.
Os participantes do IX ENTC terão até quinta-feira a oportunidade de participar de uma imersão na exposição “The Human Cell Atlas”, que ficará em um cubo de LED na área de convivência do evento.
O IX ENTC
O IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), que acontece até 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), reúne 2 mil participantes, entre conselheiros, ministros, auditores e especialistas do setor público. A programação do evento prevê 80 atividades, 84 palestrantes e discussões relevantes sobre a inovação no controle público, transparência e o fortalecimento dos órgãos de controle.
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
O IX ENTC tem patrocínio da Cemig, Codemge, Itaipu, ABDI, Sanepar, BID, CNI, CFC, Abralegal, Geap Saúde e Editora Fórum. O Encontro conta com o apoio institucional dos Tribunais de Contas de Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, ASUR, Ampcon, ANTC e CNPGC.
A cobertura completa, incluindo fotos e apresentações dos painelistas, estará disponível no site da Atricon e no site do IX ENTC, além de ser compartilhada no Flickr.
Serviço:
IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas
Data: 11 a 14 de novembro
Local: Foz do Iguaçu (PR)
Programação: https://entc2024.com.br/programacao
Cobertura: https://entc2024.com.br, https://atricon.org.br e www.flickr.com/atricon.
Texto: Anna Karolina Bezerra