Foi apresentada para servidores de Tribunais de Contas de todo o Brasil e para integrantes da Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (9), a ferramenta tecnológica AJUNTA. O sistema é capaz de detectar, mediante aplicação de inteligência artificial, indícios que comprovem a prática de conluios em licitações públicas.
A apresentação da ferramenta e de sua aplicabilidade foi feita, de maneira remota, pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), onde foram detalhadas as funcionalidades do sistema durante reunião que contou com a participação simultânea de cem pessoas. Após a exibição das possibilidades oferecidas pelo AJUNTA, um momento foi reservado para tirar dúvidas dos participantes.
Esta foi a última oportunidade para conhecer a ferramenta antes do Workshop, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de agosto no TCE-PB e irá capacitar servidores para implantação do sistema nos TCs. De autoria do Tribunal de Contas paraibano, o AJUNTA tem o objetivo de fundamentar, por meio da coleção de documentos existentes nos processos licitatórios, automaticamente avaliados, o apontamento de potenciais irregularidades em licitações públicas, notadamente quanto à formação de conluios.