Ouça o boletim que foi ao ar na Rádio Justiça
A fiscalização de obras públicas é uma das formas mais diretas de garantir que o dinheiro do cidadão se transforme em benefícios reais para a população. No Paraná, esse trabalho é realizado pela Coordenadoria de Obras Públicas, área técnica do Tribunal de Contas do Estado, responsável por acompanhar, auditar e orientar a execução de obras municipais.
Em 2025, das 22 obras que estavam paralisadas e foram fiscalizadas pelo Tribunal, 13 foram retomadas e três foram concluídas.
As obras que voltaram a ser executadas representam 32 milhões de reais em investimentos públicos, o que corresponde a quase metade de todo o valor das obras que estavam paradas no ano. A gerente de serviços de fiscalização de obras e serviços de edificações do TCE., engenheira Maria José Carvalho destaca como a fiscalização ajuda a tirar obras do papel e garantir que sejam entregues a população.
A Coordenadoria de Obras Públicas também atuou antes do início das construções, analisando editais de licitação. As correções indicadas pelo Tribunal evitaram desperdícios e geraram uma economia estimada de mais de 2 milhões de reais aos cofres públicos.
Para seguir modernizando a fiscalização das obras públicas, a Coordenadoria realizou ações de capacitação e orientação para gestores e técnicos, com foco em melhorar o planejamento e a execução das obras desde a fase inicial. Também foram produzidos materiais orientativos para auxiliar na redução de erros e evitar problemas que levam a atrasos, desperdícios ou paralisações de obras.