Fórum de Controle: segurança é tema de debate

‘Sistema Único de Segurança Pública’. Este foi um dos temas debatidos no II Fórum Nacional de Controle, na programação desta quinta-feira (22), no Instituto Serzedelo Corrêa (TCU), em Brasília. A moderação dos debates esteve a cargo do presidente Fábio Nogueira, que ressaltou a relevância e a urgência da adoção de políticas públicas destinadas à solução dos problemas que o Brasil enfrenta nessa área.

O destaque foi a participação do general do Exército, Walter Souza Braga Netto, chefe do maior grupamento militar da América Latina – Comando Militar do Leste -, interventor Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro. O comandante, durante sua fala, mencionou a ferramenta ‘Turmalina’, desenvolvida por técnicos do TCE-PB para a avaliação dos portais de transparência de órgãos estaduais e municipais.

Participaram desse debate, o Coordenador-geral de auditoria das áreas de justiça e cidadania da CGU, Sidney Cardoso Vanderlei; e o Secretário da SecexDefesa do TCU, Egbert Buarque.

O II Fórum Nacional de Controle é um evento promovido pelo TCU, coordenado pelo Ministro Augusto Nardes, com o objetivo de promover a integração dos poderes públicos com as instituições de controle externo, com vistas à produção de referências de boa governança, além de fomentar o compartilhamento de informações e a disseminação de boas práticas.

Ascom Atricon, em 23 de novembro de 2018.