“Análise do comportamento da geração de resíduos sólidos em Pernambuco a partir dos indicadores do Sistema Nacional de Informações de Saneamento de Resíduos Sólidos: um comparativo à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos anos de 2014 e 2020”. Esse é o tema do artigo vencedor do edital de seleção do livro digital “Gestão, controle e regulação do saneamento básico”.
O trabalho foi assinado por Mauro Azevedo de Siqueira Filho, Ciro Eduardo Tavares de Melo, Flávio Vila Nova – respectivamente, auditor e analistas do Tribunal de Contas do Estado do Estado de Pernambuco (TCE-PE) – e Maurício Assuero Lima de Freitas, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O autor principal recebeu um bônus no valor de R$ 4.000,00 para se inscrever em evento com a temática “Saneamento Básico”.
A publicação do Ibraop, divulgada com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), foi lançada durante a realização do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP 2024 – realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), de 12 a 15 de junho, no SESC Praia de Luís Correia.
Clique e acesse o e-book em VERSÃO PDF ou LEITURA ONLINE!
Ao todo, 14 artigos técnicos compõem o livro digital, que está dividido em quatro áreas temáticas: 1) abastecimento de água potável e/ou esgotamento sanitário; 2) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; 3) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: 4) licitações, concessões e privatizações.
AUTORES – Mauro Azevedo de Siqueira Filho é auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas de Pernambuco. Engenheiro Civil (1993) pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, Engenheiro de Segurança do Trabalho (2001) pela Universidade de Pernambuco – UPE, Bacharel em Direito (2013) pelo Centro Universitário ASCES UNITA e MBA em Gestão de Finanças (2019) pelo Centro universitário UNIFAVIP WYDEN. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela UPFE.
Ciro Eduardo Tavares de Melo é analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, atuando como Assessor Ministerial da Procuradoria-Geral Adjunta do Ministério Público de Contas de Pernambuco. Engenheiro Civil (UNICAP, 1993); Advogado (UFPE, 2012); Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UPE, 1999) e em Auditoria de Obras Públicas (UFPE, 2001). Mestre em Políticas Públicas pela UFPE.
Flávio Vila Nova é analista de Controle Externo do Tribunal de Contas de Pernambuco. Graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). Consultor em TEEB – The Economics of Ecosystems and Biodiversity (ELTI/CEPAN). Mestrando do Programa de Políticas Públicas pela UFPE.
Maurício Assuero Lima de Freitas é professor da graduação em Ciências Atuariais e das pós-graduações em Ciências Contábeis e Políticas Públicas na UFPE. Graduado em Matemática e Economia pela UFPE, possui mestrado e doutorado em Economia (PIMES/UFPE). Trabalha com métodos quantitativos aplicados envolvendo modelos econométricos, matemáticos, dentre outros.
Fonte: Ibraop