Ibraop realiza ‘Seminário Técnico – 20 Anos’

Presidentes de diversas entidades representativas do Controle Externo brasileiro participaram, nesta segunda-feira (23), da abertura do “Seminário Técnico – 20 Anos”. O evento – virtual e gratuito – é realizado para comemorar duas décadas da fundação do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop).

Ascom Ibraop

O presidente Fábio Nogueira estava entre os que manifestaram reconhecimento à importante atividade do Instituto. “O Ibraop é parceiro da Atricon, e assim sendo, dos Tribunais de Contas. É muito bom participar desse momento, melhor seria se pudéssemos estar juntos em um evento presencial. Mas receba nosso abraço e sobretudo nosso incentivo e reconhecimento pelo importantíssimo trabalho realizado pelo Instituto. Que mantenhamos vivas a nossos propósitos de trabalhar em parceria”, realçou.

Outras saudações – O presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e procurador do MPC do Estado do Pará, Stephenson Oliveira Victer, reputou o trabalho desenvolvido pelo Ibraop, como sendo de “altíssimo nível”.

“Não há que se pensar em Sistema Nacional de Controle Externo sem uma entidade tão importante, que elabora trabalhos e estudos tão decisivos para o nosso cotidiano, como o Ibraop. Especialmente agora, durante essa grave crise mundial desencadeada pela pandemia” disse. “Saúdo a todos os auditores de controle externo que atuam no Ibraop de maneira voluntária. A história do Instituto não se fez nos primeiros anos e a evolução desse trabalho não ficara restrita a esses 20 anos. Temos muito a fazer!”, concluiu Victer.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Tocantins (TCE-TO) e primeiro-secretário do Instituto Rui Barbosa, Severiano José Costandrade de Aguiar, representou o presidente do IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha, na abertura do evento. Ele defendeu a importância do uso de novas tecnologias na fiscalização de obras e serviços de engenharia, tais como a utilização de drones e laboratórios para a análise da qualidade de obras rodoviárias.

“Sabemos que um trabalho voluntário representa 24h de entrega – trabalhar aos sábados, domingos e feriados -e que, ao mesmo tempo, nos faz muito feliz. Isso porque é muito gratificante ter a oportunidade de sermos artífices de um processo de desenvolvimento de nossa sociedade. Em nome do IRB, gostaria de desejar todo sucesso nessa comemoração dos 20 anos do Ibraop e que venham mais 20, 40. Que continuemos no trilho do aperfeiçoamento técnico do nosso trabalho”, pontuou Costandrade.

Já o presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Francisco José Gominho Rosa, parabenizou o Ibraop pelos seus 20 anos com saudosismo, vez que é um associado e chegou a fazer parte da Diretoria do Instituto no passado.

“A auditoria tradicional está consagrada às atividades de Contabilidade, Direito e Ciências Administrativas e Econômicas. Mas a complexidade da missão dos Tribunais de Contas trouxe a necessidade da especialização das auditorias. Hoje, é satisfatório perceber o quanto o Ibraop contribuiu para o aumento da presença de engenheiros nas Cortes de Contas e para o aperfeiçoamento da auditoria de obras no pais”, pontuou.

Amauri Perusso, presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), falou da desigualdade social brasileira evidenciada pela pandemia do Coronavírus. Segundo ele, os Tribunais de Contas tem a responsabilidade de apontar caminhos à gestão pública.

“Temos que acompanhar grandes despesas, fazer mais auditorias concomitantes. O Ibraop tem 20 anos de enormes contribuições, de apresentação de soluções e melhoria para esse país. Termino dizendo que a Fenastc é uma parceira do Instituto nessa jornada. Nosso papel é unificar as estruturas internas para dar respostas à sociedade brasileira. É um momento crítico e não devemos faltar ao país”, concluiu Perusso.

O conselheiro Joaquim de Castro, presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), manifestou sua satisfação em participar desse momento de comemoração para o Ibraop.

“Qualificar e capacitar cada vez mais nossos auditores, para que bem exerçam suas funções e desenvolver suas atividades, especialmente no que diz respeito a obras públicas, é de grande importância. E o Ibraop é referência por elaborar Orientações Técnicas e Procedimentos de Auditoria, sempre trazem temas atuais e relevantes, com palestrantes de renome e notório conhecimento”, observou.

Ascom Ibraop

O presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim, agradeceu a participação de todos e o apoio das suas respectivas entidades à divulgação do evento.

Com informações da assessoria Ibraop