“2020 é um ano que vai ficar marcado na história”, diz presidente do Ibraop ao abrir Seminário Técnico

“2020 é um ano que vai ficar marcado na história, inclusive na do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas”. Assim disse o presidente, Anderson Uliana Rolim, durante a abertura do Seminário Técnico, se referindo não só às comemorações dos 20 anos de fundação do Ibraop, como também à pandemia do Coronavírus que impôs o isolamento social a todos.

Anderson Rolim lembrou do processo de levantamento de informações, elaboração e publicação do hotsite – www.site.ibraop.org.br/20anos – que reuniu boa parte dos últimos 20 anos da trajetória do Instituto. “Entrevistamos colegas de profissão e parceiros que dividiram seus conhecimentos conosco. Antigos e atuais associados, membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo escreveram artigos, crônicas e gravaram vídeos com depoimentos, compartilhando sua relação com o Ibraop nas últimas duas décadas”, disse. “Foi possível relembrar a realização de muitos eventos, a elaboração de Orientações Técnicas, dezenas de Procedimentos de Auditorias, notas técnicas, o que nos faz perceber o quanto já fizemos e, também, o quanto mais ainda podemos fazer”.

O presidente do Ibraop fez um agradecimento especial a todos aqueles que, direta ou indiretamente, “participaram da construção dessa história, de forma voluntária, abnegada, muitas vezes, anônima, imbuídos do desejo de melhor servir a sociedade, e fazendo com que o Ibraop tenha conseguido contribuir de forma efetiva para o controle de obras públicas no Brasil”.

Ainda de acordo com Anderson Rolim, a Pandemia do Coronavírus (Covid-19) impôs o isolamento social a todos e forçou a adaptação a uma nova rotina de trabalho remoto e reuniões por videoconferência. “Impossibilitados de realizar eventos presenciais, tivemos que aprender a organizar os eventos virtuais, culminando neste Seminário Técnico que se inicia”.

A abertura oficial do “Seminário Técnico – 20 anos” seguiu com a realização de homenagens, o lançamento oficial do novo site e a apresentação do vídeo institucional em comemoração aos 20 anos do Ibraop, além de um livro eletrônico, que reúne 20 artigos técnicos cuidadosamente selecionados.

Ascom Ibraop