A igualdade de gênero e a diversidade nos Tribunais de Contas foram ressaltadas durante a abertura do XIV Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas, realizada na tarde desta segunda-feira, 19/08, no TCE-RJ. O evento, que este ano tem como tema central “Transformando o futuro do trabalho: práticas inovadoras na Gestão de Pessoas dos TCs”, conta com a participação de conselheiros e servidores de diversos tribunais do país.
“São as pessoas que garantem que os TCs deliberem e assegurem as políticas públicas nas mais diversas áreas”, destacou o presidente da Atricon, Edilson Silva. Para ele, discutir gestão de pessoas é discutir o maior capital de valor existente em uma instituição. Já para o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes, quanto mais diversa uma instituição, mais produtiva ela é. “Políticas inclusivas e específicas para contemplar a igualdade de gênero e a diversidade devem ser trabalhadas”, ressaltou.
O presidente do Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB e vice-presidente executivo da Atricon, Joaquim de Castro, destacou o protagonismo feminino e ressaltou a atuação da coordenadora-técnica do comitê, Sabrina Caetano, e da servidora do TCE-PR, Adriana Loro, que também esteve à frente da coordenação-técnica do comitê em 2023. Além disso, listou uma série de ações já realizadas nos últimos anos, como integração e compartilhamento de boas práticas, pesquisa sobre o teletrabalho, diretrizes, programas de mentoria, estudos de clima organizacional, entre outros. Ele também sublinhou a importância da atuação coesa do sistema para o cumprimento da missão dos TCs.
“Quanto mais valorizarmos as pessoas, mais as instituições irão evoluir”, afirmou o presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e presidente do TCMRio, Luis Antonio Guaraná. Representando a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), Marcelo Vertini Maia destacou que a harmonização e a gestão do conhecimento são essenciais para qualquer instituição.
O presidente do TCE-RJ e anfitrião do evento, Rodrigo Melo, disse que o encontro proporciona o planejamento das próximas ações de gestão de pessoas. Também parabenizou o trabalho executado pelo Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB. “É fundamental para que possamos evoluir de forma estratégica”.
O encontro é realizado pelo IRB e TCE-RJ, com apoio da Atricon, Abracom e CNPTC. Após a abertura oficial, o medalhista olímpico e ex-judoca Flavio Canto, fundador do Instituto Reação, ministrou a palestra magna, com o tema “Reação/Superação/Propósito”.