III CNCTC: Tribunais anfitriões apresentam boas práticas de comunicação

Experiências bem-sucedidas dos Tribunais de Contas anfitriões encerraram o primeiro dia do III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (III CNCTC), que acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Rio de Janeiro. O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) apresentou um programa voltado aos servidores aposentados, enquanto o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) trouxe novos canais de comunicação utilizados para se conectar tanto com o público interno quanto externo.

>> Veja mais fotos

A apresentação do TCE-RJ, conduzida pelo coordenador-geral de Comunicação, André Szapiro, teve como foco o programa Pertence TCE-RJ, que reabriu as portas da Corte de Contas fluminense aos aposentados. Após exibir um vídeo produzido por inteligência artificial, que mostrou idosos com vida ativa, Szapiro provocou a plateia com uma reflexão: “Podemos mesmo chamá-los de inativos?”

“A vida pós-aposentadoria não te condena a não fazer mais parte daquilo que você construiu. Se tudo der certo, todos nós vamos ser aposentados, e por 1/3 de nossas vidas seremos idosos”, completou o jornalista.

Em sua fala, o coordenador destacou que, segundo o conselheiro-presidente do TCE-RJ, Márcio Pacheco, o Pertence TCE-RJ “veio para devolver a casa aos donos”, reconhecendo o papel dos servidores aposentados na construção do Tribunal. O programa, que tem mais de 500 cadastrados, oferece atividades culturais e educativas, encontros de integração e cuidados de saúde aos participantes. A iniciativa é aprovada por 93% dos participantes. 

Szapiro encerrou sua participação com o anúncio de um novo projeto: o Jornal do Tribunal, um telejornal semanal com até oito minutos de duração. O informativo vai destacar a programação de eventos, as pautas da sessão plenária, histórias dos servidores e uma mensagem positiva enviada pela equipe do TCE-RJ.

Na sequência, a secretária-geral da Presidência e coordenadora de comunicação social do TCMRio, Marcia Lins, apresentou as estratégias de comunicação desenvolvidas pelo Tribunal de Contas carioca. Ela ressaltou a importância de integrar todos os canais de comunicação para provocar maior engajamento.

“Comunicação não se faz sozinho; nós, profissionais de comunicação, somos ferramentas. A comunicação é uma tarefa a ser compartilhada em todos os níveis hierárquicos de nossas instituições. Todos precisam estar conscientes da sua importância. A comunicação muda todo dia e exige estratégia para ser efetiva”, declarou a secretária-geral da presidência.

Marcia Lins destacou as produções audiovisuais do TCMRio, como o podcast “Conta aí, TCMRio!”, gravado em estúdio próprio na sede do Tribunal e veiculado no canal no Youtube. O programa entrevista integrantes do corpo técnico, conselheiros e convidados de destaque nas áreas da cultura, saúde, educação, comunicação, além de abordar experiências pessoais de interesse coletivo. Marcia ressaltou que os temas do controle externo, de difícil compreensão para o público leigo, são tratados de forma acessível e em linguagem coloquial.

Durante sua apresentação, foi exibida uma edição de trechos de inúmeros podcasts já gravados, para melhor compreensão do público presente.

Outra iniciativa de sucesso é o boletim de jurisprudência, que apresenta enunciados técnicos em vídeos curtos, com linguagem simples e didática.

Na comunicação interna, a jornalista apresentou o projeto do Zap Corredor, que reúne 669 dos 762 servidores do TCMRio numa comunidade de Whatsapp. Este é um veículo de grande alcance para os servidores, com conteúdo informativo sobre as principais atividades do TCMRio, desde informes mais simples até a realização de auditorias in loco, organização de seminários, anúncio de cursos oferecidos pelo Tribunal, agenda dos conselheiros, entre outros.

“A produção de conteúdo com foco em alcance orgânico e com uma linha editorial diversificada entre conteúdos institucionais, educativos e humanizados resultaram num crescimento de 150% no número de seguidores no Instagram em dois anos”, concluiu a jornalista.

III CNCTC

O III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC) acontece até quinta-feira (7), no Ribalta, espaço multieventos localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o tema central “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”. O encontro reúne comunicadores, especialistas, acadêmicos, servidores e membros dos Tribunais de Contas de todo o país para debater os desafios contemporâneos da comunicação institucional no controle externo.

O evento é uma realização conjunta da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e Instituto Rui Barbosa (IRB), e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Águas do Rio, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) e Multiplan.

Texto: João Paulo/TCE-RJ
Foto:  Fabio Rossi/TCMRio
Edição: Ligia Caputo/TCMRio e Abracom