A Atricon, o Instituto Rui Barbosa, o Ministério Público do Estado de Alagoas e o Conselho Nacional do Ministério Público assinaram um acordo para melhorar o acesso ao saneamento básico em escolas públicas. A parceria busca desenvolver o “Projeto Sede de Aprender” em nível nacional e criar o Pacto Nacional pelo Saneamento nas Escolas. O projeto surgiu em Alagoas em resposta ao censo escolar de 2021, que indicou que mais de 8 mil escolas brasileiras não tinham acesso à água potável.
Em 2022, um convênio entre instituições expandiu o projeto para nível nacional, o que possibilitou que os estados participantes compartilhassem dados e informações, como destaca o coordenador do projeto Sede de Aprender, promotor Lucas Sachsida Carneiro, no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.
Desde o último ano, o projeto Sede Aprender já teve impacto positivo em mais de 100 escolas em Alagoas e colaborações similares foram estabelecidas em estados como Bahia, Minas Gerais e Tocantins. Representando a Atricon, o conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Renato Rainha, esteve na cerimônia que celebrou o acordo. A colaboração em larga escala entre as instituições alinha-se com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 da ONU, que estabelece o acesso à água potável como um direito humano fundamental.
Acompanhe a Atricon
Site: www.atricon.org.br/
Instagram: www.instagram.com/atricon_oficial/
Twitter: www.twitter.com/atricon
Linkedin: www.linkedin.com/atricon-oficial/
Flickr: www.flickr.com/photos/atricon/albums