IRB realizará Jornadas Científicas em Controle Externo

O Instituto Rui Barbosa – IRB em parceria com os Tribunais de Contas do Brasil, visando o aperfeiçoamento contínuo das atividades dos TC’s, realizará, este ano, as Jornadas Científicas do IRB – programa de capacitação em temas de interesse do Controle Externo.

Destinadas a capacitação de membros e servidores dos Tribunais de Contas brasileiros, as aulas terão uma carga horária de 4 horas e serão realizadas, preferencialmente, às segundas ou sextas-feiras, na sede dos TC’s brasileiros. Os Conselheiros e representantes dos tribunais que participaram da última Assembleia Geral do IRB, em 09 de fevereiro (na sede do TCEMG), sugeriram que cada Tribunal adotasse uma temática, as quais foram enviados aos Presidentes das Cortes por e-mail, através de Ofício – Nº47, no dia 12 de fevereiro.

O Presidente do IRB e Presidente do TCEMG, Conselheiro Sebastião Helvecio destaca que o IRB pretende atravessar as paredes de cada TC onde serão oferecidas as capacitações: “todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas na sessão videoteca do nosso portal, dessa forma possibilitamos que o maior número de membros e servidores sejam atingidos e, também, capacitados” reforça Helvecio.

195179
Primeira capacitação será no TCE-RS
O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul – TCERS será o ponto de partida das Jornadas Científicas do IRB. O evento tem data marcada para o dia 31 de março e abordará o tema: Controle e Tarifas de Transporte Público. Além do TCERS outros 6 tribunais definiram seu tema e um deles a data: TCESP – Eficiência da Gestão e Indicadores (9/11); TCECE – Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público; TCEES – Controle e Previdência Social; TCERO – Licitações Sustentáveis; TCMCE – Transparência e Controle Social; TCMBA – Contas de Governo e Contas de Gestão.
O Presidente do IRB relembra que 2015 será um ano para manter a cooperação mútua entre os TC’s, “o Instituto Rui Barbosa – a casa do conhecimento dos 34 Tribunais brasileiros – conta com a inestimável colaboração de todas respeitáveis Cortes de Contas para a realização e o sucesso desse trabalho”. O Conselheiro pede ainda que todos os TC’s, que ainda não responderam ao ofício, entrem em contato com o IRB, o quanto antes, informando a temática e a data que tem interesse em apresentar para que o IRB estruture o seu calendário anual e inicie os preparativos para a realização dos trabalhos.