Em votação realizada durante a segunda reunião ordinária de 2024 do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) no IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), o conselheiro Luiz Antonio Guaraná, presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), foi reeleito presidente da entidade para o biênio 2025/2026.
O ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União destacou que fez questão de estar presente mais uma vez na reeleição do conselheiro Guaraná.
A nova diretoria, eleita por aclamação, inclui a conselheira Suzana Azevedo, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), como vice-presidente, e o conselheiro Marco Peixoto, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), como secretário-geral. Ao anunciar os nomes da chapa, o presidente Guaraná ressaltou a desigualdade de gênero ainda presente na sociedade e afirmou ser uma alegria a indicação de uma mulher tão competente e dedicada quanto a conselheira Suzana para compor a nova diretoria do Conselho.
Durante a reunião, foram apresentados a nova marca do CNPTC, o relatório de atividades do conselho referente ao período 2023/2024 e os nomes dos agraciados com a medalha Thiers Montebello, que será entregue hoje durante a solenidade de abertura do evento, entre outros assuntos.
Outro ponto de destaque foi a assinatura do Termo de Adesão ao Programa de Quantificação de Benefícios do TCMRio, reconhecido pela Atricon como uma das Boas Práticas do Sistema, a ser replicada por todos os Tribunais de Contas do país. O TCMRio prestará apoio aos demais Tribunais para a implantação do programa.
O presidente da Atricon, Edilson Silva, reforçou a importância da adesão de todos os Tribunais ao programa. Segundo ele, “é necessário fortalecer o Sistema de Contas, mostrando à sociedade o resultado da atuação dos Tribunais”.
O IX ENTC
O IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), que acontece até 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), reúne 2 mil participantes, entre conselheiros, ministros, auditores e especialistas do setor público. A programação do evento prevê 80 atividades, 84 palestrantes e discussões relevantes sobre a inovação no controle público, transparência e o fortalecimento dos órgãos de controle.
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
O IX ENTC tem patrocínio da Cemig, Codemge, Itaipu, ABDI, Sanepar, BID, CNI, CFC, Abralegal, Geap Saúde e Editora Fórum. O Encontro conta com o apoio institucional dos Tribunais de Contas de Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, ASUR, Ampcon, ANTC e CNPGC.
A cobertura completa, incluindo fotos e apresentações dos painelistas, estará disponível no site da Atricon e no site do IX ENTC, além de ser compartilhada no Flickr.
Serviço:
IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas
Data: 11 a 14 de novembro
Local: Foz do Iguaçu (PR)
Programação: https://entc2024.com.br/programacao
Cobertura: https://entc2024.com.br, https://atricon.org.br e www.flickr.com/atricon.
Fonte: CNPTC