Levantamento voltado ao Enfrentamento à Violência Infantil é apresentado à Rede Seconex

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) realizou, nesta terça-feira (2), uma reunião com a Rede Seconex, a fim de tratar da fiscalização coordenada voltada à temática do Enfrentamento à Violência Infantil, relacionada ao projeto “Segurança”, vinculada à Vice-Presidência de Controle Externo, sob a liderança do C. Sebastião Carlos Ranna (TCE-ES).

Participaram da reunião o presidente da entidade, conselheiro Edilson Silva, assim como o vice-presidente Executivo da Atricon, cJoaquim Castro, e o coordenador-geral do levantamento, conselheiro Renato Rainha (TC-DF).

Joaquim Castro abriu a reunião saudando os presentes, enaltecendo a criação do colégio de secretários e reforçando o convite para o lançamento da Rede no início de agosto, em Recife.

O conselheiro Renato Rainha endossou a importante iniciativa da Atricon e destacou o papel estratégico e influenciador dos secretários-gerais de controle externo, pedindo adesão à fiscalização, e fazendo um apelo, dada a sensibilidade do tema. Adicionou, solicitando que os auditores possam se fazer presente na etapa preparatória à coleta das informações (oficina de capacitação), que se realizará em Brasília, nos dias 29 e 30 de agosto, no TC-DF.

Em seguida, a auditora de controle externo Rayane Marques (TCE-PI) fez a exposição acerca do trabalho, perpassando por todos os passos até o presente momento, que encerra a fase de planejamento da fiscalização nacional. Em seguida, tirou algumas dúvidas dos secretários.

Por fim, o presidente da Atricon fez o encerramento, em um motivador e emocionado discurso, falando dos desafios à frente da entidade, facilitados pela entrega de “compromissados auditores de controle externo, que fazem a coisa acontecer”. Declarou irrestrita confiança no grupo de secretários, sinalizando que esta foi segunda de muitas reuniões propositivas e decisivas que entrarão para a história do controle externo brasileiro. Afinal, o Levantamento proposto procurará lançar luz e segurança na escuridão relacionada à política de enfrentamento à violência infantil.

O resultado final será apresentado no Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), a ser realizado em Foz do Iguaçu (PR), em novembro deste ano.