Livro digital reúne 73 artigos escritos por Luiz Henrique Lima nos últimos 8 anos

O conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Luiz Henrique Lima, lançou esta semana um livro digital contendo 73 artigos escritos por ele ao longo dos últimos oito anos e que têm como tema principal o controle externo. Trata-se de uma compilação de artigos publicados pelo conselheiro em diversos veículos de comunicação de Mato Grosso, entre eles o Jornal A Gazeta, inspirados em debates ocorridos em cursos, palestras e aulas que o conselheiro e professor Luiz Henrique ministrou pelo país.

Ao se aprofundar nos temas escolhidos, Luiz Henrique Lima não apenas presenteava leitores com debate de assuntos polêmicos relativos ao controle externo brasileiro, como extinção dos Tribunais de Contas, desperdício de recursos públicos, sobrepreço e superfaturamento, como fazia isso de forma objetiva, usando linguagem simples e poder de síntese, qualidades indispensáveis a qualquer articulista, que não consegue escapar das amarras da diagramação do veículo impresso.

Mais do que selecionar entre as centenas de artigos escritos quais comporiam a primeira obra dele exclusivamente digital, o conselheiro enfrentou a difícil tarefa de ordenar os artigos para que a obra não se transformasse em um amontoado de textos esparsos, mas que pudesse conduzir o leitor a uma sequência de reflexões sobre o papel do controle externo em um estado democrático. E mais, que proporcionasse um panorama abrangente da situação atual do controle externo brasileiro e sua evolução ao longo dos anos.

O livro digital ‘Controle Externo contemporâneo: reflexões, debates e polêmicas sobre o futuro dos Tribunais de Contas do Estado Democrático’ é a 11ª obra do conselheiro substituto Luiz Henrique Lima, doutor e mestre em Planejamento Energético pela COPPE-UFRJ. Especialista em Finanças Corporativas pela PUC-Rio, bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ, ele é autor de diversos livros e artigos científicos nas áreas de controle externo, gestão pública e gestão ambiental. Também é palestrante e professor de cursos de pós-graduação em diversas universidades de todo o país.
Confira a relação em: https://www.tce.mt.gov.br/