Mais da metade das salas de aula visitadas por Tribunais de Contas em todo o país são inadequadas

Uma fiscalização-surpresa inédita realizada por todos os Tribunais de Contas brasileiros revelou que 57% das salas de aula visitadas são inadequadas. Este é o resultado da Operação Educação que, entre 24 e 26 de abril, auditou 1.082 escolas de 537 cidades do Brasil. As instituições foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura no Censo Escolar 2022. 

A iniciativa, pioneira no país, é fruto de uma parceria entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O presidente da Atricon, Cezar Miola, destacou como a Operação irá contribuir para a correção das inadequações apontadas no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.

Janelas, ventiladores e móveis quebrados; e iluminação e ventilação insuficientes estão entre os principais problemas encontrados. O relatório da operação ainda aponta dados alarmantes em relação à segurança: 89% das escolas não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros válido; 85% não têm hidrantes e 43% não têm extintores.

No documento completo, é possível consultar dados sobre saneamento básico, situação das bibliotecas e laboratórios de informática, de refeitórios e outros. Acesse atricon.org.br para baixar.