Mais de 1,3 mil municípios alcançaram a meta da  Busca Ativa Escolar do Selo UNICEF

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância que visa combater a evasão e o abandono à escola. Nos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, o programa ganha mais um aliado: o selo Unicef, que estimula e reconhece avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes nestas regiões do país.

Dois mil e vinte e três municípios estão inscritos neste ciclo do Selo Unicef, que teve início em 2021 e encerra em junho de 2024. Uma primeira medição apontou que 67% do total de municípios inscritos nesta edição alcançaram a meta da Busca Ativa Escolar, ou seja: chegar a 40% de rematrículas, tendo como referência os dados do último último censo escolar. 

A oficial de educação do UNICEF Brasil e coordenadora da Busca Ativa Escolar, Daniella Rocha, destaca o atendimento integral previsto pelo programa no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.

A Busca Ativa Escolar e o Selo Unicef têm o apoio da Atricon. A entidade enviou um ofício solicitando aos Tribunais de Contas que orientassem os municípios participantes a comprovar a rematrícula de pelo menos 40% dos estudantes em situação de evasão ou abandono escolar. O presidente da Atricon, Cezar Miola, ressalta a necessidade de continuar com a estratégia na reportagem.

Ao longo dos últimos anos, as ações da Busca Ativa Escolar possibilitaram que mais de noventa e cinco mil meninos e meninas que vivem nas regiões do semiárido brasileiro e no território Amazônico voltassem à escola. Outros dados estão disponíveis em buscaativaescolar.org.br.