Manaus sedia o 13º Congresso Norte Nordeste de Controle Interno e Externo

img_4359
A capital do Amazonas será a sede do 13º Congresso Norte Nordeste de Controle Interno e Externo (Coninter), que acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) nos dias 5, 6 e 7 de outubro deste ano. Promovido pela JAM Jurídica em parceira com o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, a Escola de Contas Públicas do Amazonas e o TCE-AM, o evento deve reunir mais de 250 contadores, administradores, economistas, advogados, pregoeiros, entre outros, além de conselheiros, técnicos e analistas de Controle Externo de Tribunais de Contas de todo o país.

Com 20 horas de duração, o 13º Coninter terá palestras do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, que falará sobre os “Acordos de Leniência”; do juiz federal do Amazonas, Mário André Cavalcante, que abordará sobre a “Jurisprudência do STF e STJ em temas de interesse do Tribunais de Contas”; e dos doutores em direito Daniela Libório e Edimir Netto de Araújo, que tratarão, respectivamente, do “Programa de Parceiras de Investimentos e suas implicações Jurídicias” e da “Nova Lei das Estatais: Implicações no Tocante às Licitações e Contratos”. A palestra de abertura do congresso será ministrada pelo presidente da Atricon e conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, Valdecir Pascoal.

Os conselheiros Ari Moutinho Júnior (presidente do TCE-AM), Josué Filho (coordenador da Escola de Contas do Amazonas) e o Érico Desterro (coordenador científico no 13º Coninter) farão a abertura oficial do congresso, que terá a participação de várias autoridades dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário. Veja a programação aqui

Vale ressaltar que é a segunda vez que Manaus sedia o evento. Em 2011, mais de 200 pessoas participaram da 4ª edição realizada no Amazonas. Na ocasião, estiveram presentes, além do Norte e Nordeste, representantes do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, além do Distrito Federal.

Segundo a coordenação do evento, o Coninter Norte Nordeste se consolida, a cada edição, como referência nos estudos voltados à prevenção das possíveis falhas de gestão e criação de novas sistemáticas de controles interno, externo e social, acompanhando as novas tendências no aprimoramento da prestação dos serviços públicos e disseminando práticas que visam transparências nas ações.

O diretor da Jam Jurídica, André Araújo, informou que a procura pelo Coninter Norte Nordeste está sendo grande, mas as inscrições ainda podem ser feitas, preferencialmente, pelo site www.jam-juridica.com.br ou pelo telefone (71) 3342-4531.

jam