Cidadania: mais de 400 estudantes já visitaram o TCM-CE neste ano

img_8986Programa do Tribunal tem o intuito de incentivar a participação dos jovens no acompanhamento das despesas públicas.

Dando continuidade ao programa “Aproximando o TCM da Comunidade Estudantil”, o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) recebeu nesta quinta-feira (15) alunos de Direito do Centro Universitário Estácio. Desde o começo do ano, 10 turmas de sete instituições visitaram o órgão. No total, 409 estudantes dos diferentes níveis de ensino conheceram o seu funcionamento, atuação e como podem fiscalizar gastos públicos, colaborando com as ações do Tribunal.

Na primeira parte da programação, o analista de controle externo Nelson Rocha deu palestra sobre as funcionalidades do TCM-CE e como o órgão atua junto à sociedade, apresentando o Portal da Transparência e outros serviços disponíveis ao público, como a Ouvidoria. Na segunda parte da visita, os alunos foram ao Plenário acompanhar ao vivo sessão de análise e julgamento de processos.

A estudante Carolina Silva disse que não conhecia o trabalho do Tribunal de Contas: “Eu não conhecia o trabalho do TCM-CE, então agora já tenho uma noção e posso ajudar na questão de denúncia sobre irregularidades”.

“Muitos saíram afirmando que vão voltar para fazer pesquisa, visitar nossa biblioteca ou escrever artigos”, afirmou Christianne Sobreira, analista de controle externo e pertencente do quadro do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa/TCM).

Maiores informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (85) 3218-1220 ou e-mail: ieswa@tcm.ce.gov.br.