Medalha de Mérito Cultural Carlos Pinna é criada após aprovação no Pleno do TCE-SE

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) aprovou por unanimidade a criação da Medalha de Mérito Cultural Carlos Pinna, em homenagem ao conselheiro Carlos Pinna de Assis,​ falecido em abril de 2023. A proposta foi apresentada ao colegiado nesta quinta-feira, 25, pela presidente da Corte, conselheira Susana Azevedo.

A honraria tem como objetivo reconhecer e perpetuar o legado do conselheiro que dedicou a sua vida à promoção da cultura, da educação e do controle público.

“Ele sempre foi o conselheiro que mais avançou na área cultural aqui no Tribunal. Como membro da Academia Sergipana de Letras e várias academias no interior do estado, ele sempre contribuiu com essas academias e trazendo para a Corte os escritores, artistas, músicos, enfim, sempre valorizando a cultura de Sergipe”, destacou a presidente.
c3a49023-1bf5-4f5a-a2f8-1989cb392801.jpg

A Medalha também representará o fortalecimento do compromisso que o TCE-SE tem com a valorização da cultura e educação de Sergipe. Assim como será um símbolo de reconhecimento e incentivo a todos que se dedicam à preservação e promoção da herança cultural.

“[O conselheiro Carlos Pinna ] certamente foi a pessoa que mais prestigiou a cultura, e em especial a cultura sergipana”, observou o conselheiro Luis Alberto Meneses.

Já o conselheiro José Carlos Felizola enfatizou a “justa e merecida homenagem a este que foi um grande conselheiro, um grande jurista, mas também sempre um indutor dos movimentos culturais do nosso estado”.

O homenageado

Carlos Pinna de Assis atuou como presidente do TCE por quatro vezes desde seu ingresso, em 1976. Além de seu papel na Corte, foi presidente da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) por dois mandatos e da Associação de Controle Público do Mercosul (Asul), demonstrando sua liderança e visão estratégica além das fronteiras estaduais.

Seu legado vai além da administração pública e do Direito, sendo também um intelectual que contribuiu significativamente para diversas áreas como História, Cultura e Educação. Carlos Pinna escreveu e publicou vários artigos nestes campos e foi membro ativo da Academia Sergipana de Letras, ocupando a cadeira nº 13, e da Academia Sergipana de Educação. Em 2019, associou-se ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, onde trabalhou na preservação e valorização da memória e identidade cultural do estado.
Foto: Marcelle Cristinne 

Fonte: TCE-SE